O Metrô de São Paulo concluiu as escavações do trecho sul do túnel que conecta as estações Consolação, da Linha 2-Verde, e Paulista, da Linha 4-Amarela. Essa seção, que possui cerca de 8 metros de extensão e 7,42 metros de diâmetro, resultou na remoção de aproximadamente 180 metros cúbicos de terra.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP posiciona ‘tatuzão’ para perfuração de novo trecho da Linha 2-Verde
No trecho norte do túnel, em direção à Paulista, já foram realizadas 47% das escavações, com a remoção de 1.520m³ de terra. De maneira geral, cerca de 50% das obras civis do túnel, que possui 90 metros de extensão, foram concluídas, somando mais de 4.000 m³ de terra extraída, além da aplicação de 880 m³ de concreto e 52 toneladas de aço.
Desafios da Obra
A construção, situada no cruzamento das avenidas Paulista e Consolação—uma das áreas mais movimentadas da cidade—apresenta desafios devido ao espaço limitado e às restrições para o trânsito de equipamentos pesados, exigindo um planejamento rigoroso. As escavações são realizadas a partir de um poço de 31,5 metros de profundidade, localizado na Avenida Paulista, entre as ruas Consolação e Bela Cintra, que também servirá para ventilação e exaustão do túnel no futuro.
LEIA TAMBÉM: Expansão da Linha 2-Verde: obras no Pátio Tamanduateí avançam para receber novos trens
O túnel está sendo escavado pelo método NATM (Método Austríaco de Túnel), que oferece maior flexibilidade para lidar com diversas condições geológicas. Antes da escavação, o maciço ao redor e na face do túnel é tratado para reduzir riscos, com monitoramento constante para avaliar o comportamento do solo e estruturas vizinhas. A escavação é efetuada em pequenos trechos, com suporte imediato composto por concreto projetado, cambotas e telas.
Dentre os equipamentos pesados utilizados, destacam-se guindastes, autobetoneiras, geradores, compressores, caminhões basculantes e Munck, bombas de concreto, bombas a vácuo, escavadeiras hidráulicas e perfuratrizes elétricas. Mais de 80 profissionais estão envolvidos na execução dos trabalhos.
Novo túnel deve agilizar transferências
Com uma capacidade projetada para acomodar até 18 mil passageiros por hora, o novo túnel subterrâneo irá facilitar o fluxo de pessoas entre as linhas 2-Verde e 4-Amarela. Essa nova interligação deverá diminuir congestionamentos e tornar as conexões mais ágeis.
O túnel, com 9,4 metros de comprimento e 6,32 metros de diâmetro, começa em um poço de 31,5 metros de profundidade localizado na Avenida Paulista, entre as ruas Consolação e Bela Cintra. No futuro, esse espaço também será utilizado para ventilação e exaustão do túnel.
Leave a Comment