Mãe e babá são detidas após denúncia de abusos contra um bebê de oito meses em Taubaté

Uma mulher de 28 anos e uma babá de 23 foram detidas em flagrante neste domingo, 14 de dezembro, após receberem denúncias de maus-tratos a uma bebê de oito meses em Taubaté. A ocorrência aconteceu em uma residência na rua Super-homem, no bairro Água Quente.

Segundo o boletim de ocorrência da Polícia Civil, a Polícia Militar foi acionada pelo COPOM para investigar a denúncia que envolvia uma das três crianças que moravam no local. No endereço, os policiais verificaram que a bebê apresentava lesões e contataram o Conselho Tutelar. As informações foram publicadas pelo portal Vale 360 News.

A mãe relatou que havia saído para trabalhar na noite anterior e deixado os filhos sob os cuidados da babá. Ela declarou que não percebeu ferimentos antes de sair e, de acordo com a versão da babá, as lesões teriam ocorrido devido a uma queda.

A criança foi encaminhada ao Pronto Socorro Infantil, adjacente ao Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT). As outras duas crianças ficaram sob a responsabilidade de um familiar enquanto a ocorrência seguia no plantão policial.

O boletim também menciona que a residência estava em condições insalubres e registra que uma queda havia ocorrido na semana anterior, sem que a criança recebesse atendimento médico. Uma das crianças ainda relatou agressões anteriores, como chineladas atribuídas à babá.

Após ouvir as partes, a autoridade policial constatou indícios de omissão e negligência por parte da mãe e da babá. Segundo o registro, a bebê só foi levada ao hospital após a intervenção de familiares e a atuação da Polícia Militar.

A bebê continua internada sob cuidados médicos. O plantão policial requisitou um médico legista para avaliar as lesões no hospital e solicitou o prontuário médico para análise. As duas mulheres foram detidas em flagrante e indiciadas por maus-tratos, além de um inquérito policial ser instaurado.