Os atletas do Time São Paulo Paralímpico se destacaram na campanha do Brasil no Grand Prix da IBSA e no IBSA Judo American Championships, realizados no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, consolidando o Brasil como uma potência no judô paralímpico nas Américas e no cenário internacional. O grande destaque foi para Alana Maldonado e Rebeca Silva, que conquistaram o primeiro lugar nas duas competições.
No judô paralímpico, os competidores são categorizados por peso e por classe, com base no grau de deficiência visual.
No IBSA Judo American Championships, realizado nesta quinta-feira (18), Alana levou o ouro na categoria até 70 kg J2, enquanto Rebeca foi campeã na categoria +70 kg J2.
Outros atletas do Time SP também se destacaram no torneio: Lúcia da Silva Teixeira Araújo conquistou o bronze na categoria até 60 kg J2, Elielton Lira de Oliveira ganhou o bronze até 70 kg J1, e Harley Damião Pereira de Arruda levou o bronze até 81 kg J1, afirmando a excelência paulista no pódio continental.
LEIA TAMBÉM: Campeã da São Silvestre prestigia atletismo nos Jogos Abertos: ‘Competição grandiosa’
As atletas do Time SP já tinham mostrado seu talento no Grand Prix da IBSA, disputado na segunda (15) e terça (16), que contou com a participação de 258 judocas de vários países e foi fundamental para a classificação no ranking mundial — um critério essencial para os Jogos Paralímpicos de Los Angeles 2028.
Alana Maldonado e Rebeca Silva conquistaram medalhas de ouro em suas categorias, e Elielton Oliveira levou o bronze, contribuindo para a memorável campanha do Brasil.
Criado em 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o Time São Paulo Paralímpico conta com um investimento de R$ 8,2 milhões, atendendo 155 atletas. O programa reforça o esporte paralímpico, amplia oportunidades e reafirma o esporte como uma ferramenta de inclusão, excelência e transformação social.

Leave a Comment