InvestSP recebe uma comitiva sul-africana para explorar oportunidades de investimento e ampliar as exportações.

A InvestSP, a agência dedicada à promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), recebeu na terça-feira (9) uma delegação de autoridades da África do Sul. O encontro, realizado na sede da SDE, na zona oeste da capital paulista, teve como objetivo explorar oportunidades de investimento e projetos colaborativos, além de facilitar a entrada de empresas paulistas no mercado sul-africano.

LEIA TAMBÉM: Micro e pequenas empresas paulistas poderão comercializar seus produtos no Uruguai e na Argentina

A InvestSP acredita que há potencial para fortalecer as relações comerciais entre São Paulo e a África do Sul, que, no ano passado, adquiriu aproximadamente US$ 618 milhões em produtos do estado — o que equivale a cerca de R$ 3,3 bilhões, de acordo com a cotação atual. As exportações de São Paulo são variadas, com ênfase em equipamentos pesados, como tratores rodoviários, e produtos agrícolas como açúcar e amendoim, dos quais o estado é o principal produtor do Brasil.

“Esses encontros complementam as missões internacionais e as ações de capacitação e diplomáticas que promovemos para criar oportunidades para as empresas paulistas em diversos mercados, sempre com foco em aumentar a competitividade, desenvolver a economia e gerar empregos e renda”, afirma Julia Saluh, diretora de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP.

A visita da delegação sul-africana ocorreu cinco meses após a primeira missão internacional da InvestSP ao país, em abril, quando a agência levou um grupo de autoridades e empresários para promover São Paulo e estimular negócios na área do turismo. A existência de voos diretos de São Paulo para a África do Sul, com duração de aproximadamente 8 horas, pode favorecer tanto o turismo quanto as relações comerciais entre os dois locais.

Destaca-se ainda o programa Exporta SP, uma iniciativa gratuita de capacitação para exportação coordenada pela InvestSP, que já treinou mais de mil micro, pequenas e médias empresas, além de produtores rurais e startups, para que possam acessar o mercado externo. A agência também opera uma rede de escritórios internacionais na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio, oferecendo suporte a empreendedores paulistas em seus esforços de internacionalização.