O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), parte do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, realizará a 13ª edição do seu icônico “Desfile de Pacientes” nesta segunda-feira (10). Este evento, que acontece desde 2012, visa celebrar a vida e as histórias dos pacientes, promover a autoestima e aumentar a conscientização sobre a prevenção do câncer.
Com o tema deste ano, “Eu me vejo em você”, o desfile destaca a participação dos colaboradores que também estão enfrentando tratamento oncológico. O evento contará com 44 participantes, incluindo 24 pacientes do Instituto, cinco crianças do Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (Itaci/Icesp), e 15 colaboradores. Os participantes desfilarão em duplas, simbolizando empatia e cuidado, com o apoio da Faculdade Santa Marcelina.
As vestimentas serão criadas por alunos do curso de moda da Faculdade, feitas exclusivamente para esta ocasião. Os estudantes se reuniram com os modelos para compreender suas histórias, personalidades e experiências de tratamento. As peças, confeccionadas em papel, serão acompanhadas de adereços. Profissionais de maquiagem e cabeleireiro também estarão disponíveis para cuidar dos pacientes.
“Este desfile vai além da moda; é um ato simbólico e emocionante que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, homenageando a resiliência e coragem dos que enfrentam a doença. O evento transforma o Centro de Convenções Rebouças em uma passarela de esperança, com pacientes selecionados pelas equipes médicas e multiprofissionais — pessoas reais em diversas fases de tratamento que inspiram todos ao seu redor. Os alunos de moda se imergem na história de cada participante e criam peças únicas que refletem a essência de cada um”, afirma Maria Helena Sponton, Gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp.
A passarela, com 20 metros de comprimento, será pintada pelo artista plástico e grafiteiro Mena – Gabriel Menezes. O fundo contará com uma tela de LED e alguns figurinos incluirão desenhos do artista, refletindo o tema do desfile e a conexão entre os modelos.
O evento integra as ações do Icesp em apoio às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que visam aumentar a conscientização sobre o câncer de mama e de próstata, respectivamente.
“O desfile de pacientes é um momento de celebração da vida. É fundamental para a Instituição, não só para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, mas também para exaltar a humanização e acolhimento que oferecemos aos pacientes na sua jornada. Mostramos que é possível restaurar a autoestima e ter uma participação ativa na sociedade após o tratamento”, explica Joyce Chacon Fernandes, Diretora Executiva do Icesp.
“Este evento já se tornou uma tradição e é aguardado tanto por pacientes quanto por colaboradores. Buscamos criar um espaço onde todos se sintam valorizados. Queremos proporcionar momentos positivos durante um período que pode ser desafiador. A ação é também um meio de oferecer esperança e força para que continuem firmes em sua jornada”, conclui o Presidente do Conselho Diretor do Icesp, Prof. Dr. William Nahas.
Esta é a segunda edição realizada no Centro de Convenções Rebouças, após o evento ter ocorrido anteriormente no térreo do Instituto. Devido ao sucesso e crescimento da iniciativa, as edições mais recentes têm sido nesse novo espaço.
Serviço
Desfile de pacientes do Icesp “Eu me vejo em você”
Data: 10 de novembro (segunda-feira)
Horário: 11h
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 600 – Pinheiros
Sobre o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp)
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo é um dos maiores centros de Oncologia da América Latina, atendendo exclusivamente pela rede pública de saúde. Localizado na região central da capital, faz parte do complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). Desde sua inauguração em maio de 2008, já atendeu mais de 141 mil pacientes e atualmente conta com 38 mil pacientes ativos em tratamento e acompanhamento. O Icesp é acreditado internacionalmente pela Joint Commission International (JCI) e pela Commission on Accreditation of Rehabilitation Facilities (CARF) desde 2014, sendo o único hospital da rede pública com essa acreditação.

Leave a Comment