Inscrições para cursos gratuitos do Caminho da Capacitação na Grande São Paulo encerram na sexta-feira (5).

A última fase de 2025 do Caminho da Capacitação na Grande São Paulo ainda tem vagas disponíveis. As inscrições para os cursos gratuitos do Fundo Social de São Paulo permanecem abertas até 5 de dezembro. As aulas iniciarão na próxima segunda-feira (8) em 14 localidades, abrangendo diversos municípios e Praças da Cidadania, com opções em várias áreas de conhecimento.

LEIA TAMBÉM: Caminho da Capacitação dá início a um novo ciclo com cursos gratuitos em 13 municípios da região de São José do Rio Preto

Esta edição abrangerá Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Francisco Morato, Franco da Rocha, Jandira, Hortolândia e Osasco. As Praças da Cidadania de São Bernardo do Campo, Mauá, Itapevi, Itaquaquecetuba, Guarulhos e Mogi das Cruzes também receberão as carretas-escola. Essa iniciativa visa aumentar o acesso à qualificação profissional e promover a inclusão social, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade.

As carretas-escola funcionam como salas de aula totalmente equipadas, oferecendo cursos em áreas como gastronomia, moda, beleza e bem-estar, tecnologia, mecânica e cuidados com animais, entre outras. As aulas são ministradas por professores do Centro Paula Souza e incluem certificação ao término dos cursos.

Quem pode participar

O Caminho da Capacitação é destinado a pessoas com 18 anos ou mais que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como desempregados, beneficiários de programas sociais e mulheres chefes de família. Em alguns cursos, jovens a partir de 16 anos também podem se inscrever. O objetivo é promover a autonomia financeira e aumentar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho.

A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.cursofussp.sp.gov.br ou presencialmente nos Fundos Sociais municipais e Praças da Cidadania até 5 de dezembro, ou enquanto houver vagas disponíveis.

Sobre o programa

O Caminho da Capacitação, criado pelo Fundo Social de São Paulo e parte do programa Superação SP do Governo do Estado, percorre municípios do estado oferecendo cursos gratuitos e formação profissional. Com mais de 30 carretas itinerantes e cerca de 40 modalidades de cursos, o programa visa aumentar o acesso à qualificação e incentivar o empreendedorismo local.

Desde seu lançamento em maio deste ano, a iniciativa já alcançou mais de 130 municípios e formou quase 7 mil alunos em várias regiões do estado.

Para mais informações, cronogramas e detalhes sobre cada curso, visite: http://www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br