Iniciativa premiada como Melhor Escola do Mundo será expandida para 100 novas instituições de ensino em SP.

O projeto de convivência da Escola Estadual Parque dos Sonhos, que levou a unidade em Cubatão a receber o Prêmio de Melhor Escola do Mundo em 2025, servirá de modelo para a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP). No próximo ano letivo, será lançada a Rede Escola dos Sonhos, baseada nas ações que garantiram a premiação na categoria Superação de Adversidades, que serão implementadas em 100 escolas situadas em 30 Unidades Regionais de Ensino (UREs) do estado.

As escolas que farão parte da Rede Escola dos Sonhos serão selecionadas pelas UREs, priorizando aquelas localizadas em áreas com alto índice de vulnerabilidade, abrangendo regiões da capital, RMSP, Campinas, São José do Rio Preto e São Vicente.

A Escola Estadual Parque dos Sonhos foi homenageada com o World’s Best School Prize, da T4 Education, por seu projeto de acolhimento e promoção da paz entre estudantes de uma área vulnerável em Cubatão, superando episódios de violência e focando no aprendizado, além de desenvolver 21 projetos complementares de cultura e esporte, como a patinação artística.

E.E Parque dos Sonhos: Anúncio das 10 melhores escolas do mundo. Foto: Divulgação/Governo de SP

Segundo o secretário da Educação, Renato Feder, “A Rede Escola dos Sonhos visa fortalecer uma cultura de convivência centrada no cuidado, na corresponsabilidade e na transformação das relações escolares. O projeto se baseará nas práticas bem-sucedidas da Escola Estadual Parque dos Sonhos, que é um exemplo de clima escolar positivo e de mediação de conflitos.”

O diretor da escola, Régis Marques, destaca que todos os estudantes são tratados pelo nome e que os professores são incentivados a criar projetos que reflitam os interesses dos alunos, complementando o Currículo Paulista. “Temos 21 projetos em andamento, e nossos alunos se destacam regionalmente no vôlei e internacionalmente na patinação artística. Além disso, realizamos o projeto ‘A Escola vai à sua Casa’, onde os professores visitam os alunos para se aproximar das famílias”, explica.

Foto: Divulgação/Governo de SP

Além do prêmio, o diretor ressalta que não houve registros de invasão ou vandalismo na escola desde 2021, um indicativo da eficácia das ações implementadas.

As iniciativas da Escola Parque dos Sonhos servirão de base para a formação e implantação do projeto nas 100 unidades da rede.

A implementação da Rede Escola dos Sonhos será guiada por três pilares e supervisionada pela Seduc-SP através do Conviva:

  • formação continuada;
  • acompanhamento territorial; e
  • implementação de práticas pedagógicas e de convivência.

As 100 escolas participarão de uma jornada estruturada em temas como arte e cultura, esporte e cooperação, sustentabilidade, mediação e comunicação.

“A Rede Escola dos Sonhos se firmará como um modelo de política pública que reconhece a importância das escolas, fomenta a inovação nas práticas de convivência e expandirá essa experiência bem-sucedida por toda a rede estadual”, afirma Daniele Quirino, diretora do Conviva (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar), da Seduc-SP.

Coragem para fazer o impossível: São Paulo na Direção Certa

No último trienal, o Governo de São Paulo demonstrou coragem ao enfrentar desafios históricos, reiniciando obras paralisadas e introduzindo projetos inovadores que deixarão um legado duradouro. Resultados anteriormente considerados inatingíveis agora estão se concretizando: a entrega da primeira etapa do Rodoanel Norte, a previsão para a operação da Linha 17-Ouro do metrô em março, o início das obras do Túnel Imerso Santos-Guarujá, a desativação da Cracolândia no centro da capital, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e 3 milhões com acesso a esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, a entrega de 76 mil casas e a construção de outras 110 mil, além do recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas na saúde e R$ 8 bilhões investidos em instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista. Também foram criadas 46 mil vagas em universidades com o Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais com o programa Prontos Pro Mundo, resultando na menor taxa de homicídios da história e quedas significativas em latrocínios e roubos em 2025. Com coragem para fazer o impossível, São Paulo avança na direção certa!

Saiba mais em: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br