A prisão ocorreu no bairro Vila Rio, em Guarulhos, após a execução de mandados judiciais. Foto: Divulgação/Governo de SP
Na manhã desta quarta-feira (5), policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) detiveram um homem que estava monitorando presídios nos estados de São Paulo e Pernambuco utilizando drones. A prisão foi realizada no bairro Vila Rio, em Guarulhos, durante o cumprimento de mandados judiciais.
O suspeito estava sendo investigado há aproximadamente dois meses, após o Sistema de Administração Penitenciária (SAP) descobrir que imagens de prisões paulistas estavam sendo compartilhadas em redes sociais.
A equipe da 4ª Delegacia da Divisão de Crimes Cibernéticos (DCCiber) conseguiu identificar o responsável pelas postagens e, em seguida, executou um mandado de busca e apreensão concedido pela Justiça.
Durante a operação na residência do suspeito, os policiais apreenderam dois drones com gravações de 21 unidades prisionais em São Paulo, além de filmagens de dois presídios em Pernambuco.
As imagens revelavam a estrutura interna das penitenciárias, a rotina dos detentos, as atividades realizadas e as trocas de turno dos agentes, o que colocava em risco a segurança dos estabelecimentos.
O indivíduo não possuía autorização para operar drones ou para realizar as gravações. Também foram apreendidos dois celulares, um pen-drive e um computador.
LEIA TAMBÉM: SP emitirá mais de mil notificações para celulares com queixa de roubo
Ao consultar o sistema policial, foi verificado que o suspeito já tinha registros de passagens por furto, estelionato e violência doméstica.
O caso foi registrado na 4ª Delegacia da DCCiber, do Deic, como cumprimento de mandado, atentado contra a segurança de serviço público, violação de domicílio, divulgação de segredo e operação não autorizada de aeronave.
O delegado solicitou a conversão da prisão em flagrante em preventiva e também enviou um ofício ao Judiciário para pedir a remoção dos perfis que divulgavam as imagens das prisões nas redes sociais.

Leave a Comment