Handebol Taubaté começou com uma derrota por pouco

O Handebol Taubaté provou sua capacidade no Mundial de Clubes que teve início no Egito. Nesta sexta-feira, enfrentou o time anfitrião, Zamalek, e manteve a partida equilibrada até o último minuto. O adversário esperava uma vitória convincente com boa margem de gols, mas teve que jogar com cautela para não ser surpreendido.

A partida foi a abertura do triangular do Grupo C, onde o Taubaté jogará contra o Barcelona, um dos favoritos ao título. O time espanhol, por sua vez, encarará o Zamalek para fechar a rodada.

Neste formato, os nove times estão divididos em três grupos de três. Os vencedores de cada grupo, além do melhor segundo colocado, avançarão para as semifinais.

O jogo

Informações oficiais foram divulgadas pela assessoria de imprensa da Federação Internacional de Andebol. Pela terceira vez em duas edições do Campeonato Mundial Masculino de Clubes da IHF, o Zamalek venceu o campeão sul-americano e centro-americano Handebol Taubaté, somando sua primeira vitória na edição de 2025 com o placar de 26 a 24.

No ano anterior, o Zamalek e o Taubaté se encontraram duas vezes, e o time egípcio saiu vitorioso em ambas, abrindo uma vantagem considerável no primeiro tempo e sem dar oportunidade de reação ao Taubaté.

Dessa vez, o cenário foi diferente, mas o resultado se repetiu, garantindo a primeira vitória do Zamalek e suas chances de terminar entre os cinco melhores na competição.

Com o saldo de gols sendo fator crucial na classificação, o Zamalek iniciou a partida com uma vantagem de 4 a 1, distanciando-se do Taubaté, com Gamal Salah marcando dois dos três primeiros gols.

Mais forte

O Taubaté mostrou-se mais forte em comparação ao ano anterior, dificultando a margem do Zamalek. Com estratégias inteligentes, o técnico Franck Maurice aplicou uma mentalidade defensiva, especialmente com o goleiro Mahmoud Khalil mantendo percentuais de defesa entre 33% e 35%.

Apesar do Taubaté ter conseguido aproximar-se no placar, terminando o primeiro tempo a apenas dois gols de distância (13 a 11), o Zamalek permanecia confortável, principalmente com a contribuição do capitão Ahmed Elahmar.

A defesa do Taubaté tinha dificuldades em melhorar sua eficiência, o que limitou suas oportunidades de virar o jogo, embora o segundo tempo ainda mostrasse competitividade, com os egípcios não conseguindo expandir a vantagem além de quatro gols.

Até o fim

Nove jogadores de linha marcaram para o Handebol Taubaté e, a 10 minutos do final, o time ainda acreditava em uma virada, mesmo sem ter liderado a partida em nenhum momento, persistindo apenas a dois gols de distância (22 a 20).

Aos 42 anos, Elahmar continua a ser o pilar do Zamalek, anotando dois de seus cinco gols nos últimos onze minutos do jogo, levando o time egípcio à vitória por 26 a 24, nos preparando para o confronto contra o FC Barcelona, que decidirá o primeiro lugar do grupo no domingo.

Os momentos finais foram tensos, com o Zamalek aumentando a vantagem para 25 a 21 a quatro minutos do fim. O Taubaté reagiu, reduzindo para um gol, 25 a 24, mas o Zamalek garantiu a vitória com um gol a 13 segundos do término.

Essa derrota marca a oitava consecutiva do Handebol Taubaté no Campeonato Mundial Masculino de Clubes da IHF, sua última vitória tendo ocorrido na fase preliminar da edição de 2022.