Governo de SP promove reuniões sobre a Parceria Público-Privada da Linha 16-Violeta do metrô.

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realizará audiências públicas para discutir o projeto da PPP da Linha 16 – Violeta, também conhecida como Linha dos Parques. As sessões estão agendadas para os dias 7 e 8 de outubro, sendo a primeira presencial e a segunda online.

Com um investimento estimado em R$ 37,5 bilhões, a primeira fase da nova linha terá 19 quilômetros de extensão e 16 estações, conectando a zona leste à zona oeste. A frequência de operações será de três minutos durante os horários de pico e seis minutos no horário de vale, com uma previsão de transporte de até 475 mil passageiros diariamente até 2040.

LEIA TAMBÉM: O Governo de SP avança na implementação da Linha 16-Violeta

As audiências têm o intuito de apresentar detalhes do projeto, esclarecer dúvidas e receber sugestões da população antes que o edital de concessão seja publicado, previsto para o primeiro semestre de 2026. Essa iniciativa é parte do plano do Governo do Estado para modernizar e expandir a malha metroviária da Grande São Paulo, melhorando a infraestrutura e a qualidade do serviço oferecido.

A audiência pública do dia 7 de outubro será realizada presencialmente no Auditório do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), às 9 horas. Já no dia 8, a audiência será exclusiva online, às 15 horas, transmitida pelo canal oficial do Governo de São Paulo no YouTube (www.youtube.com/@governosp). O link de acesso, regulamento, formas de participação e mais informações estarão disponíveis previamente no site da Secretaria de Parcerias em Investimentos, na seção “Participação Social“ (www.parceriaseminvestimentos.sp.gov.br/transparencia/participacao-social/).

A Linha 16 contemplará oito integrações: Linha 1-Azul na estação Ana Rosa; Linha 2-Verde nas estações Ana Rosa e Anália Franco; Linha 4-Amarela na estação Oscar Freire; Linha 6-Laranja na estação São Carlos; Linha 10-Turquesa também na estação São Carlos; além das futuras linhas 19-Celeste na estação Jardim Paulista; 20-Rosa na estação Teodoro Sampaio; e 22-Marrom, também na estação Teodoro Sampaio.

LEIA TAMBÉM: A Linha 16-Violeta levará o metrô próximo aos parques de São Paulo

Linhas dos Parques

A Linha 16-Violeta será projetada com estações localizadas perto de parques na capital, visando incentivar o uso do transporte público e facilitar o acesso da população às áreas verdes da cidade. A Fase 1 do projeto passará por locais como os parques Ibirapuera e Aclimação e o Parque da Independência, além das estações Regente Feijó e Anália Franco, que proporcionarão fácil acesso ao Parque Ceret.

O projeto foi aprovado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e será realizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), com previsão de duração de 31 anos.