Governo de SP planeja ampliar em mais de 750 quilômetros a malha rodoviária duplicada através de concessões.

A divulgação do edital para a concessão da Rota Mogiana, que abrange 520 km e contempla investimentos de R$ 8,9 bilhões, marca um novo estágio na modernização da malha viária paulista, liderada pelo Governo de São Paulo. Com a inclusão desta estrada, o total de rodovias duplicadas nas concessões rodoviárias da atual administração alcança cerca de 750 km, somando-se a contratos previamente estabelecidos.

Assim, desde 2023, sob a gestão do governador Tarcísio de Freitas, o Estado já leiloou 2.214 km de rodovias, um aumento considerável em relação aos 1.694 km contratados antes do leilão do Lote Paranapanema. Essas concessões representam cerca de 40% dos 1.800 km de rodovias qualificadas pelo Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

“O objetivo do Governo de São Paulo é integrar rotas e fortalecer novos corredores logísticos e de serviços, promovendo o escoamento da produção industrial e agrícola paulista para outros estados e contribuindo para uma parte significativa do PIB nacional que circula nas rodovias rumo ao porto de Santos”, detalha Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos. Segundo ele, a duplicação e modernização dessas rodovias não apenas aumentam a segurança e o conforto dos usuários, mas também estimulam os serviços e o turismo no Estado.

Os lotes já concedidos e os que estão em fase de leilão preveem mais de R$ 51 bilhões em investimentos ao longo dos contratos. Vale destacar os valores destinados a várias rotas: R$ 8,8 bilhões para a Rota Sorocabana, R$ 4,3 bilhões para o Lote Litoral, R$ 7,9 bilhões para a Nova Raposo Tavares, R$ 5,8 bilhões para o Lote Paranapanema, R$ 8,9 bilhões para a Rota Mogiana, R$ 11,9 bilhões para o Lote Noroeste e R$ 3,4 bilhões para concluir o trecho norte do Rodoanel.

O programa de modernização rodoviária também inclui a implementação de aproximadamente 430 km de terceiras faixas e 250 km de novas marginais, reforçando o compromisso do Governo de São Paulo em aumentar a segurança, reduzir o tempo de deslocamento e promover o desenvolvimento regional.

Dentre as melhorias, destaca-se o trecho norte do Rodoanel, que conectará o Porto de Santos à Rodovia Fernão Dias, integrando São Paulo a Minas Gerais e ao Nordeste. A Rodovia Raposo Tavares (SP-270), que liga a capital à divisa com o Mato Grosso do Sul, também receberá melhorias significativas, com a adição de mais de 180 km de pistas duplicadas, tornando-se uma rota estratégica para o agronegócio, ligando o interior paulista à região Centro-Oeste e ao Porto de Santos. Isso proporcionará uma alternativa competitiva à Rodovia Castello Branco (SP-280), que atualmente enfrenta sobrecarga, especialmente na região de Barueri.

Outra grande iniciativa foi a duplicação total da Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), que conecta Cubatão, na Serra do Mar, ao Vale do Ribeira, abrangendo muitas cidades da Baixada Santista. As obras incluirão trechos de Bertioga a Santos e de Peruíbe a Miracatu, além de novas pistas, terceiras faixas, acostamentos, passarelas, passagens em desnível, monitoramento por câmeras, e melhorias na sinalização e iluminação em LED nas áreas urbanas.

A Rota Mogiana se destacará no plano de expansão, com 217 km de duplicações, 138 km de terceiras faixas, 96 km de marginais, 59 novas passarelas, 135 pontos de ônibus e um novo contorno viário em Águas da Prata. O projeto foi aprimorado através de 284 contribuições públicas, 83% das quais foram acolhidas, e o leilão está agendado para 27 de fevereiro de 2026 na B3 em São Paulo. A nova concessionária assumirá trechos de rodovias atualmente geridos pela Renovias e pelo DER-SP, melhorando a integração logística e segurança.

Siga Fácil

As novas concessões rodoviárias implementarão gradualmente o sistema de cobrança de tarifas Siga Fácil, começando pela rodovia Raposo Tavares, que faz parte do lote da Rota Sorocabana. Este sistema do Governo de São Paulo substituirá as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, que identificam veículos por placas ou tags, tornando o processo mais ágil, eficiente e justo em termos de tarifas.

Com o Siga Fácil, os motoristas pagarão apenas pelo trecho percorrido. Este sistema, supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), elimina filas e reduz o risco de acidentes. O site sigafacil.sp.gov.br fornece informações sobre a localização dos pórticos, opções de pagamento e canais de atendimento.