Nesta terça-feira (9), o Governo de São Paulo lançou o Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES), uma plataforma que centraliza cerca de 30 painéis com as principais bases de dados da Secretaria de Estado da Saúde. A iniciativa abrange informações sobre vigilância epidemiológica, monitoramento de vacinas e soros, indicadores de gestão, além de integrar o programa Saúde Digital Paulista e a publicização de recursos por meio da Tabela SUS Paulista e do IGM SUS Paulista.
“Com recordes de investimentos em saúde, através da Tabela SUS Paulista, incentivo à gestão municipal, novos hospitais e leitos abertos, estamos aprimorando o atendimento, aumentando o número de pacientes atendidos e atingindo cifras históricas em cirurgias eletivas. Hoje, comemoramos um marco com o lançamento do Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde”, destacou Priscilla Perdicaris, secretária executiva de Estado da Saúde de São Paulo, durante a abertura do evento.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP lança núcleo que integra e expande o acesso a dados estratégicos da saúde
O evento contou com a presença de várias autoridades, incluindo Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Mauricio Serpa, secretário adjunto da Saúde do Município de São Paulo, e Cristina Balestrin, coordenadora do programa Saúde Digital Paulista.
A nova fase do NIES agora reúne dashboards organizados em diversas áreas, como Administração, Atenção Especializada, Atenção Primária, Gestão em Saúde, Indicadores de Saúde, Tecnologia da Informação, Saúde Digital e Vigilância em Saúde.
“Desde o início, temos certeza de que informação é poder, e o compartilhamento potencializa esse poder. Este é um trabalho contínuo de construção e aprimoramento”, afirmou Cristina Balestrin.
A programação incluiu apresentações técnicas, debates e visitas guiadas sobre tópicos como a transformação digital da Secretaria de Estado da Saúde, a Tabela SUS Paulista, Projeto Ania (TCE), uso estratégico de dados na administração pública, cultura tecnológica e o desenvolvimento do NIES e da Rede Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual (CIEGES). Também foram abordados os avanços da Saúde Digital Paulista e experiências de inteligência artificial no Instituto de Radiologia (InRad) do Hospital das Clínicas e em outros estados brasileiros.
Entre as novidades, estão os novos painéis para monitoramento de tuberculose, febre maculosa e botulismo, que ampliam a visibilidade das informações e facilitam o acesso aos dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Aprimorando a transparência na gestão da saúde
O NIES reúne, em um único ambiente, as bases estratégicas utilizadas pela SES-SP para vigilância e planejamento. As informações disponíveis incluem dados sobre síndrome respiratória aguda grave (SRAG), febre amarela, dengue, chikungunya, Mpox e doenças transmitidas por água e alimentos, além de painéis de monitoramento vacinal e de atendimento soroterápico.
Essa plataforma integra dados de gestão para facilitar o acesso às informações públicas, promovendo práticas de gestão mais transparentes e participativas. Para acessar os painéis e consultar os dados disponíveis, visite: https://nies.saude.sp.gov.br/ses

Leave a Comment