O Governo de São Paulo intensificou as medidas de segurança para as mulheres durante o Festival The Town, que acontece neste sábado (6) e domingo (7), além de nos dias 12, 13 e 14 deste mês, no Autódromo de Interlagos. O evento contará com uma área dedicada ao Protocolo Não se Cale e ao Ônibus SP Por Todas, oferecendo informações sobre direitos e canais de denúncia para mulheres vítimas de violência, com apoio da Secretaria de Políticas para a Mulher. Além disso, haverá um reforço no patrulhamento com 3,2 mil policiais e 1,1 mil viaturas.
LEIA TAMBÉM: Transporte público 24h e policiamento reforçado: confira os serviços do Governo de SP no The Town 2025.
A tenda do Protocolo Não se Cale proporcionará suporte e orientação a mulheres durante o festival. Neste espaço, além de atendimento especializado, as paredes estarão equipadas com QR Codes do aplicativo Mulher Segura, que permite registrar boletins de ocorrência a qualquer hora e acionar um botão de pânico para mulheres com medidas protetivas que precisem de ajuda imediata. Os profissionais do evento, incluindo staff, limpeza e recepção, foram treinados para agir em conformidade com o Protocolo Não se Cale, visando identificar e responder a situações de assédio e violência contra a mulher.
O Protocolo Não se Cale foi introduzido em agosto de 2023, para fortalecer as estratégias de proteção das mulheres em espaços públicos e privados, padronizando a forma de acolhimento e suporte. Para mais informações, acesse https://www.mulher.sp.gov.br/sec_mulheres/nao_se_cale.
O Ônibus SP Por Todas estará disponível no autódromo das 11h às 3h, pronto para prestar assistência a mulheres em diversas situações, com atendimento humanizado e sigiloso. O ônibus opera em dois pontos: durante grandes eventos, como o The Town, e em comunidades com altos índices de vulnerabilidade social.
“Preservar a segurança das mulheres no The Town com o Ônibus SP Por Todas reafirma nosso compromisso de assegurar que grandes eventos sejam ambientes onde elas se sintam seguras e acolhidas, livres de assédio, com suporte imediato e uma equipe treinada para enfrentar diversas situações”, afirma a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
As mulheres que forem atendidas no Ônibus receberão informações sobre seus direitos e canais de denúncia, como o telefone 190 e o App SP Mulher Segura, e poderão ser encaminhadas para redes de proteção, como Delegacias da Mulher e Defensoria Pública.
Essa ampliação no atendimento às mulheres faz parte do movimento SP Por Todas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a visibilidade das políticas públicas voltadas para as mulheres, assim como as redes de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira disponíveis para elas.
Aumento de Policiamento
O planejamento da operação do The Town inclui a instalação de um posto de comando nas proximidades do autódromo, responsável pela supervisão e coordenação em tempo real; locais de revista e controle de acesso; policiamento visível nas ruas e avenidas; patrulhamento motorizado com viaturas em pontos estratégicos e rondas com motocicletas.
O perímetro do autódromo contará com drones para ampliar a capacidade de monitoramento e resposta, especialmente nas movimentações do público.
A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) terá uma unidade móvel em um dos portões do festival para registrar ocorrências que possam surgir dentro do autódromo.
Além disso, haverá policiais fluentes em idiomas estrangeiros e uma equipe feminina disponível para oferecer atendimento especializado em casos de importunação sexual.
Serviço
Ônibus SP Por Todas no The Town
Data: 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro
Local: Autódromo de Interlagos – Av. Senador Teotônio Vilela, 261 – Interlagos, SP
Horário: 11h às 3h
SP Por Todas
SP Por Todas é um movimento do Governo do Estado de São Paulo que visa aumentar a visibilidade das políticas públicas destinadas às mulheres, assim como as redes de proteção, acolhimento e autonomia financeira e profissional exclusivamente voltadas para elas.
Leave a Comment