Governo de SP divulga projetos para a Mogi-Dutra, incluindo duplicação, faixas extras e estrada lateral.

O Governo de São Paulo está investindo na segurança e fluidez do tráfego na região do Alto Tietê com um novo pacote de obras na Rodovia Mogi-Dutra (SP-088). As intervenções incluem duplicações, faixas adicionais e novas vias marginais, com o objetivo de reduzir congestionamentos e proporcionar um deslocamento mais seguro para motoristas e pedestres.

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O projeto prevê a duplicação de oito quilômetros entre Arujá e Mogi das Cruzes, no entroncamento com a Rodovia Presidente Dutra (SP-060), além da criação de 19 quilômetros de faixas adicionais em trechos de aclive, melhorando o escoamento do tráfego pesado e aumentando a fluidez na via. A concessionária CNL será responsável pela execução das obras.

Para aumentar a segurança, serão instalados sete novos dispositivos de acesso e retorno, eliminando cruzamentos em nível.

Em Mogi das Cruzes, a construção de um quilômetro de vias marginais visa melhorar o trânsito local, reduzindo congestionamentos e aumentando a mobilidade durante os horários de pico. O pacote ainda inclui a construção de sete passarelas para pedestres e 14 novos pontos de ônibus ao longo do trecho urbano da rodovia.

Investimento

Nesta fase inicial, as intervenções focam em melhorias que aumentam os padrões de segurança, conforto e eficiência para os usuários. Entre as ações realizadas estão a recuperação de 212 km de pavimento, reforço da sinalização vertical e horizontal com a troca de 4.193 placas, instalação de 3.000 metros de cercas antiofuscantes e substituição de 3.060 metros de defensas.

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Além disso, está sendo instalada nova iluminação em diversos trechos urbanos e realizadas obras para melhorar drenagem e contenção. A modernização inclui monitoramento por CFTV e conectividade, garantindo um padrão de segurança aprimorado. O setor de conservação já roçou 14 milhões de metros quadrados, equivalente a quase 10 vezes a área da cidade de São Paulo. Também foram revitalizados 17.180 metros de cercas.

As equipes das oito novas bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e as 30 viaturas disponibilizadas realizaram mais de 45 mil atendimentos, incluindo quase 28.497 inspeções viárias, 11.389 remoções de veículos, 1.267 atendimentos mecânicos, 2.715 atendimentos médicos e mais de 800 remoções de animais, aumentando a segurança de motoristas e pedestres.

Com um investimento total de R$ 4,3 bilhões, as melhorias seguirão para novas etapas, focando em intervenções estruturantes. Um exemplo é a duplicação de 90 km, representando 42% da extensão total da malha concessionada, que possui 212 km. Além dos trechos duplicados, o pacote inclui a criação de novas marginais, ciclovias e passarelas, além da recuperação completa do pavimento em toda a extensão da rodovia.

Siga Fácil

Os significativos investimentos feitos nos últimos dez meses precedem a implementação do Siga Fácil, um sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes. Esses pórticos identificam veículos por meio de placas ou tags, tornando o processo de pagamento mais rápido, justo e eficiente.

Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o sistema elimina filas, reduz acidentes e, a partir das concessões firmadas em 2024, cobrará proporcionalmente ao trecho percorrido. A implementação do sistema será gradual nas novas concessões, como o Novo Litoral Paulista, Nova Raposo e Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. Para mais informações, acesse o site sigafacil.sp.gov.br, que contém um mapa dos pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.