Na última sexta-feira (24), o Governo de São Paulo, através da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), lançou o edital de concessão do Lote Rota Mogiana, um dos projetos rodoviários mais significativos do Programa de Parcerias em Investimentos do Estado (PPI-SP).
O modelo foi refinado com base em 284 contribuições recebidas durante consultas e audiências públicas, que resultaram em ajustes e melhorias no edital. O leilão está agendado para o dia 27 de fevereiro de 2026, na sede da B3 em São Paulo.
Com uma extensão de 520 km, o projeto prevê um investimento de R$ 8,9 bilhões para a duplicação de vias, criação de terceiras faixas, construção de marginais, acostamentos e passarelas, além da modernização dos acessos e do novo contorno viário em Águas da Prata. A concessionária selecionada será responsável pela ampliação, operação, manutenção e gestão da malha viária por um período de 30 anos.
“Estamos entregando um projeto robusto, desenvolvido através de um extenso processo de consulta pública e aprimorado com as contribuições da sociedade e dos municípios envolvidos. A nova Rota Mogiana fortalecerá a infraestrutura logística do interior paulista, aumentará a segurança viária e fomentará o desenvolvimento regional”, declarou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.
As melhorias contidas no edital incluem a duplicação de 217 km de rodovias; implementação de 138 km de terceiras faixas; construção e adequação de 151 acessos; adequação ou construção de 96 km de marginais; construção de 59 novas passarelas; e adequação ou construção de 135 pontos de ônibus, juntamente com um contorno viário.
Participação pública e trechos incluídos
O projeto foi resultado de uma revisão técnica abrangente realizada pela SPI e pela Artesp, incorporando 284 contribuições durante consultas e audiências, das quais 83% foram acolhidas total ou parcialmente. Esse processo assegurou um modelo mais equilibrado e transparente, respeitando as demandas regionais e priorizando segurança, fluidez e qualidade do serviço.
A versão atualizada do projeto incorpora os trechos anteriormente sob concessão da Renovias. As rodovias que estavam divididas entre os lotes Rota Mogiana e Circuito das Águas foram unificadas em um único projeto, promovendo maior racionalidade e integração logística. Entre as principais melhorias previstas estão duplicações nas rodovias SP-333, SP-338, SP-342, SP-350, SP-344, SP-107, SP-133 e SP-215; faixas adicionais na SP-340 e SP-350; construção de um novo contorno viário em Águas da Prata; e implantação de ciclovias na SP-107 e SP-342. Com essa nova configuração, o projeto avançará para leilão, enquanto o Circuito das Águas continuará em análise pelas equipes técnicas da SPI.
Desenvolvimento regional
As rodovias concedidas em São Paulo são reconhecidas nacionalmente por sua qualidade. Segundo a pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT), nove das dez melhores estradas do Brasil estão no Estado, das quais oito são concedidas, refletindo investimentos e uma gestão moderna que reduziu em mais de 50% os índices de acidentes e fatalidades nas vias sob concessão.
Além das melhorias em infraestrutura e segurança, a concessão da Rota Mogiana deverá estimular o desenvolvimento econômico regional, com a expectativa de criação de milhares de empregos e impactos positivos em setores como logística, agricultura, comércio e serviços nas cidades beneficiadas.
Esse projeto faz parte do programa SP pra Toda Obra, o maior programa rodoviário da história do Estado, com mais de R$ 30 bilhões em investimentos e 1.500 intervenções em 22 mil km de rodovias, tanto públicas quanto concedidas.

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