Governo de SP disponibiliza mais de 70 veículos para fortalecer a segurança na área de Ribeirão Preto.

A região de Ribeirão Preto recebeu um reforço significativo no policiamento com a chegada de 72 novas viaturas para as Polícias Civil e Militar. Esses veículos foram distribuídos estrategicamente entre 57 municípios das áreas de Araraquara, Franca, Barretos, São Carlos e Sertãozinho.

Das viaturas, 66 foram alocadas para a Polícia Militar, focadas em policiamento de força tática e radiopatrulhamento, para atender as ocorrências registradas pelo 190. A Polícia Civil, por sua vez, recebeu seis novas viaturas. O governo do estado de São Paulo investiu R$ 10,9 milhões na aquisição desses veículos.

LEIA MAIS: Inscrições para 2,2 mil vagas no concurso da PM de SP seguem abertas; saiba como se inscrever

A entrega das viaturas foi anunciada na manhã desta sexta-feira (19) em Ribeirão Preto, com a presença do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, do comandante-geral da PM, coronel José Augusto Coutinho, e do delegado-geral, Artur Dian.

“O combate ao crime organizado é nossa prioridade. Por isso, estamos fortalecendo nossas forças com novos equipamentos, viaturas e tecnologia, além da valorização dos nossos policiais para garantir a segurança que a população paulista merece”, comentou o secretário da Segurança Pública.

Transição de comando

O coronel Rodrigo Quintino, até então no gabinete do comando geral da PM, assumiu nesta sexta-feira a liderança do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 3, em Ribeirão Preto, sucedendo o coronel Paulo Henrique Beltrami, que irá comandar o CPI-5, na região de São José do Rio Preto. Essa mudança foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) em 22 de agosto.

“É uma honra retornar à minha cidade natal agora como comandante dessa região, tão crucial para o desenvolvimento do estado. Seguiremos o combate ao crime organizado para garantir a segurança da população”, disse o novo comandante do CPI-3. O coronel Beltrami já havia comandado o policiamento em Araçatuba e Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

LEIA MAIS: Indivíduos beneficiados pela ‘saidinha’ e foragidos da Justiça são presos em operações contra furtos

Menor índice de roubos em 25 anos

O Comando de Policiamento do Interior 3 abrange 93 municípios e possui uma população estimada em 3,8 milhões de habitantes. Segundo o último relatório da Secretaria da Segurança Pública, a região registrou o menor número de roubos em 25 anos.

Entre janeiro e julho, houve um total de 1,7 mil roubos gerais (incluindo cargas e bancos), representando uma queda de 30% em comparação ao mesmo período do ano passado, que teve 2,5 mil casos. Além disso, os roubos de carga diminuíram de 59 para 30, enquanto os de veículos caíram de 490 para 359.

A produtividade policial na região é notável, com 13,3 mil prisões efetuadas em sete meses, o terceiro maior número registrado desde 2001.

No primeiro semestre do ano, Ribeirão Preto registrou o maior número de detenções de foragidos da Justiça entre as cidades do interior paulista. Veja o ranking das demais regiões aqui.