Governo de SP capacita mais de 550 estudantes em cursos do Caminho da Capacitação na área de Marília.

O Governo de São Paulo realizou, neste sábado (20), mais duas formaturas do Caminho da Capacitação. Este programa do Fundo Social de São Paulo oferece carretas adaptadas com cursos profissionalizantes gratuitos em todo o estado. Na sétima fase da iniciativa, as carretas passaram por 13 municípios, sendo 12 na região de Marília e um em Bauru, formando 552 pessoas em diversas áreas.

As cerimônias de formatura ocorreram em Vera Cruz, onde 365 alunos foram certificados, e em Pompeia, com 187 alunos. Os participantes representaram todos os municípios atendidos. Com essa nova etapa, o programa já qualificou mais de 4 mil pessoas desde o seu início, em maio deste ano.

“Esse programa de capacitação existe porque acreditamos em cada um de vocês”, declarou o governador Tarcísio de Freitas durante o evento. “Acreditamos na inserção produtiva, no valor da qualificação e no trabalho. Estamos investindo nas pessoas, pois é isso que faz do estado de São Paulo um lugar especial, com cidadãos dedicados e sonhadores.”

LEIA MAIS: Caminho da Capacitação: Formatura de 518 alunos na região de Bauru

Nesta etapa, participaram os municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Echaporã, Fernão, Itapuí (na região de Bauru), Júlio Mesquita, Lupércio, Maracaí, Marília, Ocauçu, Oriente, Pompeia e Vera Cruz. Os cursos abrangeram áreas com alta demanda, como gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, estética, confecção industrial, banho e tosa e soldagem.

Para Cristiane Freitas, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, investir em qualificação é uma forma de transformar vidas: “A prosperidade não é aleatória. Depende de oportunidades e trabalho. Transformamos realidades ao abrir portas e acreditarmos nas capacidades das pessoas”, afirmou.

Sobre o programa

O Caminho da Capacitação faz parte da iniciativa do Fundo Social de São Paulo e integra o programa Superação SP, que visa retirar mais de 100 mil famílias da pobreza até 2026.

Com uma frota de mais de 30 carretas móveis, o programa oferece formação profissional, estimula o empreendedorismo e promove a geração de renda, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico das comunidades atendidas. Todos os cursos são ministrados por especialistas do Centro Paula Souza, garantindo uma certificação reconhecida.

LEIA MAIS: ‘Todo dia a gente mata um leão’: Caminho da Capacitação impulsiona novos começos em Lençóis Paulista

As inscrições para o próximo ciclo de cursos já estão abertas e continuarão na região de Marília, com aulas iniciando em 22 de setembro. A participação é gratuita e os interessados devem se inscrever pelo formulário disponível em www.cursofussp.sp.gov.br.

Para mais detalhes sobre os cursos, cronogramas e municípios atendidos, acesse www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br.