Na última segunda-feira (10), o Governo de São Paulo recebeu quatro propostas para a concessão do Sistema de Travessias Hídricas do Estado. Os documentos foram entregues de forma presencial e online na sede da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). Dentre as propostas, duas foram apresentadas pessoalmente pelas empresas Acqua Vias SP – Internacional Marítima Ltda. e Comporte Participações S.A., enquanto outras duas foram enviadas virtualmente pelos grupos Consórcio Travessias SP e CS Infra S.A. O leilão do projeto está agendado para esta quinta-feira (13), às 16h, na B3.
Com um investimento estimado em R$ 2,5 bilhões, o projeto pretende renovar completamente a infraestrutura e a frota, incluindo novos terminais, embarcações modernas e serviços aprimorados. Essas melhorias visam proporcionar mais conforto, segurança e eficiência no transporte de veículos e passageiros, além de aumentar o acesso turístico e a integração entre diferentes regiões.
As novas estruturas serão padronizadas e acessíveis, com ambientes climatizados, banheiros adaptados, e áreas para alimentação e atendimento ao público. O projeto abrange 14 linhas aquaviárias, sendo oito no litoral paulista, três na Região Metropolitana de São Paulo e três no Vale do Paraíba, com a introdução de 45 novas embarcações que são elétricas, híbridas e de baixo consumo.
LEIA TAMBÉM: PPP de Travessias Hídricas: projeto conquista certificação internacional de infraestrutura sustentável
Utilizando um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) com um contrato de 20 anos, o projeto garante a manutenção das tarifas atuais, preservando a gratuidade e benefícios existentes para os usuários e moradores das regiões atendidas.
Este projeto, reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), é pioneiro no Brasil, recebendo a certificação Blue Dot Network durante sua fase de estruturação — um selo que autentica a governança, a sustentabilidade ambiental, a responsabilidade social e a transparência financeira.
LEIA TAMBÉM: Novo Sistema de Travessias Hídricas vai impulsionar turismo e economia no litoral paulista
Entre as rotas incluídas estão São Sebastião–Ilhabela, Santos–Vicente de Carvalho, Santos–Guarujá, Bertioga–Guarujá, Cananéia–Continente, Cananéia–Ilha Comprida, Cananéia–Ariri, Iguape–Juréia, Bororé–Grajaú, Taquacetuba–Bororé, João Basso–Taquacetuba, Porto Paraitinga, Porto Varginha e Porto Natividade da Serra.
Essas rotas juntas transportam aproximadamente 11 milhões de passageiros e 10 milhões de veículos por ano, sob a supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Estado com uma infraestrutura moderna, sustentável e eficiente.
Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP)
O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, e desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Focado nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais abrangente programa de investimentos com a iniciativa privada na história de São Paulo, beneficiando a população e estimulando o crescimento econômico regional. Ao todo, mais de 30 projetos foram qualificados, resultando em uma carteira de investimentos superior a R$ 550 bilhões.

Leave a Comment