A nova frota de vans, que foram recebidas do Estado pelo prefeito Ortiz Junior (PSDB) no início do ano destinadas ao transporte escolar das crianças da zona rural, continua parada.
No total, são 32 vans e um ônibus, adaptados para oferecer conforto e segurança aos estudantes, incluindo os alunos com deficiência física ou mobilidade reduzida. “São vans escolares estragando no tempo, paradas. Enquanto isso, o departamento está usando as kombis alugadas e as oficiais estão em má estado de conservação”, reclamou um funcionários que pediu para não ser identificado.
Os veículos estão estacionados no DOP (Departamento de Obras Públicas), sob o sol e chuva, sem nenhum tipo de proteção. “Quando o assunto é questionado, eles alegam que não tem combustível adequado, que seria o diesel S10. Porém, mesmo que se chegar, não vão poder rodar com as vans porque o tacógrafo e o extinto de incêndio ainda precisa ser adequado a esse tipo de veículo”, disse outro funcionário.
Transporte / Hoje, as crianças são transportadas em veículos alugados de uma empresa terceirizada e veículos velhos da prefeitura — com problemas de segurança como bancos e portas ruim, sinto de segurança frouxo, entre outros.
São cerca de 850 crianças transportadas diariamente, dos bairros Monjolinho, Macuco, Pouso Frio, Paiol, Registro, Pedra Negra, Baracéia, Caieiras, Cataguá, Itaim, Chácara Ingrid, Vila Caetano, Pinheirinho, Vila Velha e Bela Vista.
“As vans adquiridas pela prefeitura vieram com tacógrafos novos. Estes, porém não são selados e aferidos de fábrica. Sendo necessária a verificação de funcionamento dentro do padrão e o selamento dos aparelhos que, acontecerão nos próximos dias”, informou a prefeitura.
Fiscalização /A vereadora e presidente da Comissão de Educação, Pollyana Gama (PPS), disse que recebeu denúncia de crianças indo para escola de carroça. “Ontem [quarta-feira] recebi denúncia de quatro crianças do Una que estão indo de carroça para escola. Mas desde o ano passado eu percebo o empenho da secretária [Edna Chamon] de Educação em melhorar as condições do transporte das crianças. Espero que a demora seja por conta das orientações que devem ser seguidas”.
A vereadora Maria das Graças (PSB) disse não saber que os veículos ainda estavam parados. “Não sabia disso, mas acredito que as crianças não estão sendo prejudicadas. Antes não tinha esses carros novos e eles eram atendidos”.