Filme M8, do diretor taubateano Jeferson De, concorre à indicação brasileira ao Oscar
10 de novembro de 2020
O filme brasileiro ‘M8 – Quando a morte socorre a vida’ concorre à indicação brasileira ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O longa é dirigido pelo diretor taubateano Jeferson De.
A produção será lançada nos cinemas no próximo dia 3 de dezembro, e conta a história de um jovem estudante de medicina. Negro, ele luta contra o racismo enraizado na sociedade e percebe semelhanças entre os cadáveres usados na aula de anatomia. Daí em diante, a angústia e uma série de acontecimentos marcam a vida do rapaz.
“Muitos outros filmes foram feitos esse ano, mas acho que o M8 representa uma urgência no cinema brasileiro. Para além da história, experiência estética e artística, é um filme muito pertinente por tudo que aconteceu nesse país, um reconhecimento de homens e mulheres negras que constroem o audiovisual no país. O tema apresentado no filme, o genocídio da população negra, estudantes negros, a resistência negra buscando um país melhor, e sobretudo a equipe”, destacou o diretor, que conta com uma equipe de profissionais negros na produção do filme — inclusive o músico Rincon Sapiência assinando a trilha sonora.
“Estou muito feliz primeiro de poder acabar um filme nesse ano tão difícil para o cinema brasileiro e lançar nos cinemas, com todo protocolo de saúde respeitado. Representar o país é sempre importante. Quem sabe um taubateano pode estar estreando como primeiro indicado brasileiro ao Oscar de filme estrangeiro?”, destacou Jeferson, em entrevista à OVALE.
No elenco, estão nomes como Juan Paiva, Mariana Nunes, Bruno Peixoto, Fábio Beltrão, Zezé Motta, Ailton Graça, Rocco Pitanga, Raphael Logam e participações especiais como Lázio Ramos e Malu Valle.
“Importante é poder estar nesse momento participando ativamente da construção e resistência do cinema brasileiro”, afirma o diretor taubateano.
O resultado da indicação deve ser conhecido no mês de dezembro. Confira o clipe do filme: