Começa hoje o Campeonato Mundial de Bandas de Marcha e Show, que este ano acontece na cidade de Bragança Paulista, com mais uma participação da Famuta (Fanfarra Municipal de Taubaté). Serão cerca de 30 fanfarras de diversos países competindo pelo título mundial, e a Famuta busca o bicampeonato – em 2005, quando Taubaté foi sede da competição, a fanfarra conquistou a medalha de ouro.
O evento acontece até o dia 3 de agosto, no estádio Nabi Abi Chedid, e tem diferentes categorias: primeiro, três eliminatórias entre hoje e sexta-feira, 1º de agosto, e depois a Parada Festiva e a Batalha de Percussão, no sábado. A grande final está marcada para domingo, dia 3, às 15h. Segundo Paulo Roberto Charão, presidente da WAMBSB Brasil (World Association de Marching Show Bands), organizadora do evento, o país foi escolhido para sediar mais uma vez a competição por conta da diversidade cultural.
Apresentação/ O tema escolhido pela Famuta para as apresentações no Mundial é “Amazônia e suas lendas”. A coreografia foi mostrada ao público taubateano no último domingo, em apresentação gratuita no campo do Sedes.
No ano passado, Taubaté sediou o Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras, também com a participação da Famuta. Agora, volta seus olhos novamente para a disputa do Mundial: hoje, às 18h30, faz sua participação na primeira eliminatória. Sábado, disputa a Parada Festiva às 12h e a Batalha de Percussão às 15h40, buscando um lugar na grande final de domingo.