No mês de outubro, a Análise de Densidade Larvária (ADL) em Taubaté revelou o melhor índice desde 2018. Apesar desse resultado positivo, a Prefeitura continua suas ações de prevenção e conta com a colaboração da comunidade para reduzir os casos de dengue, especialmente durante o verão.
A análise abrangeu 10 áreas da cidade, resultando em um Índice de Breteau (IB) de 0,5, indicando que houve em média 0,5 larvas para cada 100 residências visitadas.
O Ministério da Saúde considera como satisfatório um índice igual ou inferior a 1. Índices entre 1 e 3,9 sinalizam uma situação de alerta, enquanto índices acima de 4 indicam risco de surto.
Quando avaliadas as regiões, apenas uma área apresentou índice insatisfatório: a área 7, que inclui os bairros Alto de São João, Bel Recanto, Ch. Cursino, Ch. Dr. Hipólito, Independência, Jd. das Nações, entre outros, com um IB de 1,76.
Para mitigar o aumento do índice com a chegada do verão, essa região receberá intensificação nas fiscalizações e visitas a residências.
As demais nove áreas examinatadas mostraram índices satisfatórios, incluindo a área 4, que abrange bairros como Bonfim e CECAP, que obteve resultado zero.
Esta é a quarta ADL realizada pela Prefeitura em 2025, com os outros resultados sendo em janeiro (2,4), maio (1,9) e julho (0,9). Esses dados orientam as ações para reduzir os casos de dengue durante o verão.

Leave a Comment