Prazo da dado pela prefeitura para adaptação total da frota acaba hoje
Redação / Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Termina hoje, último dia de abril, o prazo dado pela Prefeitura de Taubaté para que a ABC Transportes adapte 100% de sua frota para poder atender passageiros com deficiências física. A princípio, a empresa deveria garantir a acessibilidade em todos os veículos em janeiro, mas o prazo foi estendido até o final de abril. Atualmente, a frota da ABC é composta por 81 ônibus. No último balanço divulgado, em janeiro, 65 deles eram adaptados à deficientes.
A Gazeta de Taubaté não encontrou representantes da ABC Transportes ontem para comentar o caso. Procurada, a prefeitura não se manifestou sobre o final do prazo e nem indicou se haverá alguma sanção à empresa caso o acordo não seja cumprido.
vistoria/No mês passado, a Comissão de Transportes da Câmara esteve na Rodoviária Velha para realizar uma inspeção, após receber denúncias de passageiros. Na época, os parlamentares constataram falhas no serviço, como ônibus com pneus carecas, superlotados e, por exemplo, sem identificação das linhas. A acessibilidade também foi pauta.
Dias depois, a Prefeitura de Taubaté fez uma série de blitze na garagem da ABC, identificando uma série de falhas. Dos 81 ônibus da frota, 28 passaram pela inspeção, que avalia 125 itens de segurança e manutenção. Foram constatados 45 falhas de manutenção como bancos soltos, luzes inoperantes e portas danificadas. No quesito segurança, 11 falhas foram detectadas principalmente nos pneus e freios.
“Das 56 irregularidades apontadas na inspeção, 27 foram resolvidas no local, sob pena do veículo não poder sair para realizar as viagens”, informou na época a prefeitura, que retirou quatro ônibus de circulação.
Por dia, 58 mil passageiros utilizam os transporte público em Taubaté.