Descubra de que maneira o Rodoanel Norte vai desviar os caminhões das ruas da cidade e aliviar o tráfego na Marginal Tietê.

A inauguração do primeiro trecho do Rodoanel Norte, agendada para esta segunda-feira (22) pelo Governo de São Paulo, marca o início de uma nova via projetada para desviar uma parte significativa do tráfego pesado das marginais e ruas urbanas da capital. Isso contribuirá para aliviar a marginal Tietê e aprimorar as condições de trânsito na Região Metropolitana de São Paulo.

Com a nova conexão entre as rodovias Presidente Dutra e Fernão Dias, o Rodoanel Norte redirecionará caminhoneiros e carretas que atualmente atravessam áreas urbanas densamente povoadas. Estima-se que cerca de 40 mil veículos, incluindo 10 mil caminhões, deixarão de circular diariamente pela cidade, reduzindo conflitos com o tráfego local, aumentando a fluidez viária e diminuindo congestionamentos em corredores-chave da capital.

O Trecho 1 do Rodoanel Norte tem uma extensão de 24 quilômetros, que vai do km 129 ao km 153, e possui pistas duplas com três faixas de rolamento em cada sentido. O projeto inclui quatro túneis, totalizando dois quilômetros, além de viadutos e acessos. As obras foram reiniciadas em abril de 2024, após seis anos de suspensão, com um avanço de cerca de seis meses no cronograma.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP

Segundo o engenheiro Antonio Israel Neto, a conclusão da rodovia terá um impacto positivo na mobilidade da Região Metropolitana. “É gratificante ver uma obra tão importante sendo realizada, especialmente após tanto tempo parada. Isso traz benefícios ao estado.”

Trabalhos continuam no Trecho 2, que expandirá o Rodoanel até a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2026. No total, o Rodoanel Norte terá 44 quilômetros de extensão, atravessando São Paulo, Guarulhos e Arujá. O Trecho 2 está cerca de 30% concluído e deve gerar em torno de 10 mil empregos diretos e indiretos durante as obras.

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A conclusão do Rodoanel Norte beneficiará não apenas a área local. O projeto permitirá a conexão entre o Porto de Santos e a rodovia Fernão Dias, facilitando o transporte entre São Paulo, Minas Gerais e o Nordeste, além de melhorar o acesso ao Porto de Santos e aumentar o fluxo de produtos, fortalecendo a competitividade da Baixada Santista.

Segurança para o Usuário

A segurança dos usuários é uma prioridade no novo trecho. A rodovia contará com 32 câmeras de monitoramento, conectividade ao longo de toda a via, incluindo túneis, um Centro de Controle de Operações (CCO) no km 156 e uma Base da Polícia Militar Rodoviária. No km 135, será instalada uma Base do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), que contará com estacionamento, banheiros, água potável, área de descanso e duas ambulâncias para atendimento pré-hospitalar, além de guinchos e seis painéis de mensagens variáveis.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP

As questões ambientais têm sido consideradas desde o reinício das obras. O traçado passa por áreas da Serra da Cantareira, que abriga Mata Atlântica e zonas de preservação. Para mitigar impactos, foram implementadas quatro passagens subterrâneas para fauna, com monitoramento constante, visando reduzir o atropelamento de animais. Além disso, ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas têm sido realizadas, com a produção de estudos e relatórios sobre a fauna e flora locais.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP

Siga Fácil

O Rodoanel Norte implementará o sistema Siga Fácil, que substituirá as tradicionais praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes. No trecho que será entregue, haverá dois pórticos localizados no km 135, em Guarulhos, tanto para trânsito interno quanto externo. Este sistema permite a cobrança automática via leitura de placa ou tag, elimina filas, reduz riscos de acidentes e oferece ao motorista a opção de pagar apenas pelo trecho percorrido, com um prazo de até 30 dias para quitação. Quem utilizar tag terá um desconto de 5%.

Trecho do Rodoanel Norte Foto: Divulgação/Governo de SP