A Defesa Civil do Estado de São Paulo divulgou, na tarde desta sexta-feira (10), alertas extremos por meio do sistema Cell Broadcast, em decorrência das chuvas intensas que estão se aproximando. Seus avisos foram enviados para celulares de residentes em Piracicaba e nas Zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da capital, com recomendações de precaução frente à previsão de ventos fortes, raios e granizo.
Essa frente de instabilidade tem potencial para causar transtornos em diversos locais, incluindo alagamentos e interrupções no fornecimento de energia. A Defesa Civil enfatiza que a população deve evitar permanecer em áreas abertas durante a tempestade, não se abrigar sob árvores e ficar atenta a regiões vulneráveis a enchentes.
O monitoramento das condições climáticas está sendo feito em tempo real, e novos alertas poderão ser emitidos se a situação se agravar em outras localizações da Região Metropolitana.
LEIA MAIS: Defesa Civil inicia preparação para o período de chuvas com entrega de kits da Operação SP Sempre Alerta em Itanhaém
“Esse alerta orienta a população a evitar áreas alagadas e a não se posicionar ao lado de árvores, uma vez que elas podem cair e gerar acidentes”, destacou o tenente Maxwel Souza, da Defesa Civil. “A Defesa Civil permanecerá atenta durante todo o fim de semana e na segunda-feira, dia 13. Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.”
Para este fim de semana, sábado e domingo, a Defesa Civil prevê chuvas moderadas em todo o estado de São Paulo. Na segunda-feira (13), uma nova frente fria deve atravessar o estado, trazendo um risco de tempestades e chuvas intensas, acompanhadas de relâmpagos e rajadas de vento que podem ser bastante fortes.
O Cell Broadcast é uma ferramenta que envia alertas severos ou extremos a populações em áreas de risco. Com este sistema, qualquer celular conectado a uma antena de telefonia que receba sinal 4G ou 5G receberá mensagens de alerta, emitindo um sinal sonoro e travando a tela com a mensagem.
Leave a Comment