Com a capacidade para atender 170 crianças de até cinco anos, a escola municipal do bairro Jaboticabeiras vai ser inaugurada neste sábado, às 10h. A unidade vai funcionar como creche e, a partir de 2015, como escola de ensino fundamental. O investimento é de R$ 6.664.304,04 na unidade que tem 4.812,08 metros quadrados de área construída em um prédio de dois andares.
O piso térreo, destinado às crianças do Ensino Fundamental, dispõe de seis salas de aula, banheiros, sala de informática, área administrativa e cozinha. Já o piso superior, abriga cinco salas de berçários com banheiros e lactários, cinco salas de aula, banheiros, refeitórios, cozinha, área de serviço e almoxarifado, salão de eventos, quadra de 650 metros quadrados e um pátio.
Promessa/ Esta é a segunda creche entregue pelo governo Ortiz Junior (PSDB) — a primeira foi a do bairro Vila São José, em março. Apesar disso, apenas 60% da meta deverá ser cumprida até o final de 2014, com a inauguração de seis unidades escolar no total. No início do ano, Ortiz havia dito que iria inaugurar mais 10 creches em 2014, mas o cronograma foi revisto.
Espera/ De acordo com a Secretaria de Educação, 2.500 crianças aguardam na fila por uma vaga em creches. Desde o ano passado, o funcionário público estadual, José Fábio Ramos Junior, 31 anos, tenta encontrar uma vaga para a filha de sete meses na região do Morada do Vale. “Fui em várias unidades. No Cidade Jardim na tinha vaga, No Baronesa fiquei na posição 50. Na cidade de Deus em 25º lugar. No Campos Elíseos fiquei em 70º”, disse.
Ramos disse que já pensou em dormir na porta da unidade a ser inaugurada. “Corro atrás diariamente, mas a maioria está em reforma ou os funcionários não sabem dar informação. A gente houve dizer que tem direito, mas não tem vaga. Dá a entender que temos que dormir na fila até a inauguração”, completou o funcionário público.
Entregas /Outras cinco creches Quiririm (em fase de conclusão), Parque Piratininga, Vila Aparecida e Chácara Flórida deverão ser entregue até o final do ano. A previsão era para agosto.
“A execução dos cronogramas de obras varia de acordo com os trâmites de documentação entre Prefeitura e o Governo do Estado. Alguns dos terrenos sugeridos, propostos pela prefeitura não atenderam, a princípio, às exigências dos Governos Estadual e Federal”, explicou o governo. A promessa do prefeito é zerar o déficit em seu governo. Em 2015, a promessa é que sejam entregues as unidades do Santa Helena, Residencial Ouroville, Vila Rica, Loteamento Bardan, Estoril, Mantiqueira, Hípica Pinheiro e Parque Três Marias.