Para celebrar o mês das crianças, a rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade proporcionou sessões de cinema em quatro escolas de educação básica em Taubaté. O filme exibido foi “As Aventuras de Guigo – A Cigarra e a Formiga“, dirigido por Wladimir Pereira e Guilherme Martins, da companhia Blasfêmeas Produções Independentes.
A iniciativa faz parte do projeto “Cinema por Toda Parte Infantil”, que começou na quarta-feira, 8 de outubro, na EMEI “Prof. Paulo Camilher Florençano”, no bairro Água Quente. Uma sala da unidade foi adaptada como cinema para as crianças das primeiras e segundas etapas, e cerca de 120 alunos assistiram à produção taubateana em sessões matutinas e vespertinas.
Na quinta-feira, 9 de outubro, o projeto foi para a EMEI “Profa. Inês Aparecida Damasceno Vanzella”, na Esplanada Santa Terezinha. Aproximadamente 80 estudantes participaram das sessões, que também contaram com uma sala transformada em cinema. A direção e a coordenação pedagógica aproveitaram para abordar temas como economia, solidariedade e pertencimento. Para a entrada das crianças, até ingressos personalizados foram criados.
Na sexta-feira, 10 de outubro, foi a vez dos alunos da EMEI “Profa. Gilda Maria Bastos Abud Indiani”, no bairro São Gonçalo. O anfiteatro da escola recebeu 152 estudantes das duas etapas, que assistiram ao filme em um momento de integração. A participação animada das crianças, durante a canção da cigarra, ficou em destaque, com o refrão “trilili, tralalá”.
O projeto foi concluído na segunda-feira, 13 de outubro, na EMEI “Dr. José Dirceu de Castro Carneiro”, no Jardim Santa Tereza. A equipe do “Cinema por Toda Parte Infantil” organizou uma sessão especial para os 138 alunos da unidade, que também contou com uma sala adaptada para a exibição.
O “Cinema por Toda Parte Infantil” é realizado por meio de emendas impositivas municipais e tem a produção da rede Cidade de Comunicação e Cidadania/TV Cidade, com coprodução dos Pontos de Cultura Caipira Filmes, Kilometrarte, Coletivo de Cinema da Cidade, Alfa Produções, Felício Neto, Escola de Mídia Comunitária, Pontão da Rede e Frenvatec.
Leave a Comment