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Com mais motoristas inabilitados, Tctau deve ter sistema reduzido em 30%

8 de novembro de 2017


Mais sete motoristas foram inabilitados no processo licitatório do governo Ortiz, ampliando para 50 o número de desclassificados; das 76 permissões, só 53 devem ser preenchidas

Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br

Após a licitação promovida pelo governo Ortiz Junior (PSDB), o atual sistema do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) deve ser reduzido em 30%.

A medida será provocada pela redução no número de permissionários: dos atuais 76 para 53.

Atualmente o Tctau opera em 11 linhas urbanas com 54 veículos.

A gestão tucana afirma que o número de linhas será reduzido, mas não informou para quantas.

Pelo novo edital, os possíveis 76 permissionários poderiam decidir se operariam com veículos próprios ou se dividiriam um mesmo micro-ônibus. Ou seja, o número de carros poderia variar entre 76 (um para cada um) e 38 (caso todos decidissem dividir).

“Inicialmente o sistema será adequado ao número de permissionários habilitados e, caso seja verificada necessidade de ampliá-lo, nova licitação poderá ser publicada”, informou a prefeitura, em nota.

A decisão contrariou representantes do Tctau, que cobram a abertura imediata de nova licitação para preencher as vagas restantes.

INABILITAÇÃO/ O edital previa a concessão de 76 permissões, o mesmo número atual.

Dos 103 interessados no processo licitatório, 27 foram inabilitados na primeira fase, finalizada em abril. O motivo: problemas como habilitação vencida ou suspensa e falta de certificado do curso de transporte coletivo de passageiros.

Outros 16 foram inabilitados na segunda fase, em agosto, por problemas como não comprovar experiência compatível.

Essa semana, na terça-feira, a prefeitura corrigiu a lista da segunda fase, acrescentando mais sete inabilitados – eles também não comprovaram experiência compatível.

Apenas esse último grupo ainda pode recorrer da decisão. A inabilitação dos outros já é definitiva.

INTEGRAÇÃO/ As atuais permissões foram concedidas em 2008 e só tinham validade até 2013. As novas concessões terão validade de 15 anos, e podem ser prorrogadas por mais dez anos.

Após o fim do processo licitatório, os permissionários vão ter até 90 dias para substituir os veículos por micro-ônibus de duas portas (uma para embarque e outra para o desembarque), com catraca, bilhetagem eletrônica e GPS.

Com isso, a prefeitura espera concluir o processo de integração entre Tctau e ABC, que havia sido prometido para dezembro de 2013. Os dois modelos passarão a atuar em linhas distintas, não mais competindo nos mesmos trajetos.

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