Com dois anos de atraso, creche do Barranco é inaugurada nessa quarta
22 de agosto de 2017
Escola infantil faz parte de um pacote de 16 unidades, que foram anunciadas em 2014 e deveriam ter ficado prontas até 2015; desse total, apenas cinco – contando com a do Barranco – foram entregues
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Com dois anos de atraso, será entregue nessa quarta-feira a creche do Barranco.
A unidade, construída em parceria com o governo estadual, custou R$ 1,548 milhão.
A escola infantil, com área construída de 813 m², deve atender aproximadamente 130 alunos do Berçário ao Jardim.
PACOTE INCOMPLETO/ A creche do Barranco faz parte de um pacote de 16 unidades anunciadas em 2014 pelo prefeito Ortiz Junior (PSDB).
Na época, a promessa era entregar dezdelas (seis com recursos municipais e quatro com verba federal) ainda em 2014, e as outras seis (com recurso estadual) em 2015.
Desse total, só quatro foram entregues, todas no primeiro mandato — Vila São José, Jaboticabeira, Vila Aparecida e Estoril, que somaram 581 vagas.
No início de 2017, Ortiz prometeu entregar outras sete creches até dezembro: Barranco, Monjolinho, Portal da Mantiqueira, Continental, Fazendinha (Três Marias), Jardim Oásis e Hípica Pinheiro.
Essa promessa também já foi revista. Apenas a do Barranco ficará pronta esse ano. Outras duas — Monjolinho e Portal da Mantiqueira – têm previsão de entrega para janeiro de 2018.
As quatro restantes não têm previsão de entrega.
DÉFICIT/ Zerar o déficit nas creches foi uma promessa de Ortiz já na eleição de 2012. O compromisso era abrir 3.000 novas vagas, mas as quatro unidades construídas atingiram 20% desse número.
Na eleição de 2016, o tucano refez a promessa de zerar o déficit, dessa vez alegando ser preciso criar 1.500 novas vagas.
Atualmente, cerca de 1.600 crianças estão na lista de espera para os anos iniciais. A demora entre o cadastro e a obtenção da vaga chega a ultrapassar dois anos.