Com atraso, creche do Portal da Mantiqueira será entregue dia 24
18 de outubro de 2018
Unidade começou a ser construída em 2016, com recursos da União e do município, e já deveria ter sido concluída; fila de espera na cidade tem 1.881 crianças
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
O governo Ortiz Junior (PSDB) agendou para o próximo dia 24 a entrega da nova creche do Portal da Mantiqueira.
Com recursos do governo federal e da prefeitura, a obra teve início em agosto de 2016 e já deveria ter ficado pronta antes. O custo foi de R$ 2 milhões.
A nova escola tem área construída de 1.200m², com dez salas, cozinha, lactário e sala multiuso.
Inicialmente, a escola irá atender cerca de 160 alunos de berçário 1, berçário 2 e maternal 1.
DEFICIT/ Taubaté tem hoje 1.881 crianças a espera de vagas nas creches municipais. Zerar esse deficit foi uma promessa de Ortiz já na eleição de 2012. O compromisso era abrir 3.000 novas vagas.
No primeiro mandato foram prometidas 16 unidades, mas só quatro foram entregues, gerando 581 vagas.
Em janeiro de 2017, no começo do segundo mandato, o tucano fez uma nova promessa: entregar sete creches até o fim do ano. Só uma ficou pronta, com capacidade para 130 crianças.
No fim do ano passado, outra promessa: entregar sete novas unidades de ensino infantil até março desse ano. Só uma foi entregue nesse prazo – a do Marlene Miranda, com 120 vagas, que foi adaptada no prédio que antes abrigava a Escola do Trabalho.
Outras três unidades acabaram concluídas posteriormente, sendo que duas delas são, na realidade, escolas de ensino fundamental. A do Monjolinho até oferece 35 vagas de creche, mas a do Jardim Continental é só para alunos do fundamental mesmo. A lista inclui ainda a unidade do Oásis, com capacidade para 188 crianças.
Das outras três escolas, a do Portal da Mantiqueira será entregue semana que vem. A da Fazendinha e a da Hípica Pinheiro, cujas obras iniciaram em 2016 e também estão atrasadas, são prometidas para esse ano.