Com 55 meses de atraso, integração do transporte sai do papel
19 de julho de 2018
Prometida por Ortiz para dezembro de 2013, mudança será implantada a partir dessa sexta-feira; será possível fazer integração entre ABC e Tctau pagando apenas uma passagem
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Com 55 meses de atraso, a integração entre transporte público convencional e complementar sairá do papel a partir dessa sexta-feira em Taubaté.
As 10 vans e os 23 micro-ônibus do Tctau (Transporte Complementar de Taubaté) passarão a aceitar o bilhete eletrônico da ABC Transportes.
Para implantação do sistema, os permissionários instalaram validadores de cartão e GPS nos veículos.
Assim, o passageiro poderá trocar de veículo – da ABC para o Tctau, ou vice-versa – no período de uma hora, pagando somente uma passagem.
CARTÕES/ Os passageiros que possuem o Cartão Rápido Taubaté poderão utilizá-los também no Tctau.
A medida é válida para todos os segmentos, como idosos, pessoas com deficiência, estudantes, vale-transporte ou passageiro comum.
Os veículos tipo van, com capacidade de 16 lugares sentados, serão limitados em duas vagas de gratuidade. Após a troca por micro-ônibus, não haverá mais restrição.
ADAPTAÇÃO/ Os 53 novos permissionários do Tctau assinaram contrato com a prefeitura esse mês.
A partir da data de assinatura, os permissionários terão 90 dias para se adequarem às novas regras.
A principal mudança é que todos os veículos terão que ser trocados por micro-ônibus de 21 a 24 lugares, com duas portas (uma para embarque e outra para desembarque), catraca, bilhetagem eletrônica, GPS e plataforma elevatória para cadeirantes.
Os horários e itinerários do Tctau serão definidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
O transporte complementar terá que operar em dois turnos, mas cada motorista só poderá atuar em um deles. Serão, no máximo, 27 veículos, sendo que cada um terá que ser usado por dois permissionários.
ATRASO/ A integração entre transporte convencional e complementar foi prometida inicialmente pelo prefeito Ortiz Junior (PSDB) para dezembro de 2013.
Desde então, diversos novos prazos foram fixados e, posteriormente, ignorados.
Assim que o Tctau estiver com todos os veículos adaptados, as linhas do transporte serão divididas: a ABC ficará responsável por 18 das linhas, e o Tctau pelas quatro restantes.