Com 104 anos, residente de Suzano renova documentos no Poupatempo.

Desde janeiro de 2024, com a implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em São Paulo, o Poupatempo já atendeu 272 pessoas com 100 anos ou mais. Um exemplo é o caso de Andrelina Maria dos Santos, de 104 anos, que atualizou seu documento após receber orientação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), órgão responsável pela concessão e manutenção de aposentadorias e benefícios previdenciários.

Nascida na Bahia, Andrelina possuía um registro antigo de seu estado de origem. Para garantir que seus benefícios estivessem atualizados e unificar informações no novo modelo, a família a levou ao Poupatempo de Suzano para trocar o antigo RG pela CIN. Durante o atendimento, houve conferência de dados e apoio técnico do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).

Segundo a legislação, pessoas com mais de 80 anos têm prioridade no atendimento, e dona Andrelina foi recebida imediatamente ao chegar ao posto. Apesar do desgaste nas impressões digitais ao longo dos anos, a equipe tratou do processo com cuidado, garantindo que tudo fosse concluído de forma tranquila.

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“Fui muito bem recebida. O pessoal me tratou com carinho e teve paciência comigo. Saí de lá feliz”, compartilhou dona Andrelina, enquanto posava para fotos com os colaboradores da unidade.

O Poupatempo informa que idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção podem solicitar atendimento em casa, um serviço realizado em parceria com o IIRGD. Os atendimentos presenciais nos postos são feitos somente com agendamento gratuito pelos canais oficiais: portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento e WhatsApp oficial (11) 95220-2974.

Carteira de Identidade Nacional (CIN)

A Carteira de Identidade Nacional é o novo documento de identificação válido em todo o Brasil. Em São Paulo, a emissão é realizada pelo IIRGD nos 245 postos do Poupatempo. Este novo modelo integra o CPF como número único e reúne dados biométricos, assinatura, nome social e QR Code, aumentando a segurança, reduzindo fraudes e facilitando o acesso a serviços públicos e privados.