Coleta seletiva: 6,78 toneladas de resíduos por dia, em média
25 de julho de 2017
Entre 1º de junho e 19 de julho, foram recolhidas 284,78 toneladas de resíduos; coleta é feita de segunda a sábado
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Ampliada para todo o município desde 1º de junho, a coleta seletiva em Taubaté recolhe, em média, 6,78 toneladas de resíduos por dia.
Ao todo, entre 1º de junho e 19 de julho, foram recolhidas 284,78 toneladas. A coleta é feita de segunda a sábado, e todo material é enviado para as cooperativas da Vila Marli e Santa Tereza.
Segundo balanço da prefeitura, a maior adesão foi na região central, com destaque para os bairros Independência, Jardim das Nações, Esplanada Independência e Residencial Urupês.
Outras regiões, como Praça Santa Terezinha, Santa Luzia, Jardim Eulália e Jardim de Alah, também apresentaram grande volume na coleta.
EM BAIXA/ Por outro lado, alguns bairros não apresentaram evolução entre junho e julho.
São eles: Marlene Miranda, Chácara Cataguá, Jardim América, Alto São Pedro, Fonte Imaculada, Campos Elíseos, Belém, Baronesa, Imaculada, Estiva, Monção, Chácara do Visconde, Recanto Coqueirais, Parque das Flores, Vila Albina, Jardim Santa Catarina, Jardim Mesquita, Granja Daniel e Vila IAPI.
A prefeitura alegou que “é muito recente para concluir o motivo da baixa adesão desses bairros mencionados”.
No entanto, ressaltou que alguns desses bairros ainda não foram atendidos pela equipe de educação ambiental, que iniciou o trabalho de conscientização em abril e só deve atingir toda a cidade em outubro.
COLETA/ A coleta seletiva é feita com oito equipes (16 garis e oito motoristas) e quatro caminhões, sendo dois compactadores e dois baús.
Em bairros da região central, ela ocorre duas vezes por semana. Nos demais, uma vez. Em junho de 2018, após um ano, o serviço deverá ser reforçado.
O calendário com dia, período e bairros a serem atendidos, está disponível no site www.taubate.sp.gov.br/coletaseletiva. Ele também pode ser consultado no telefone 0800 541-1202, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
SEPARAÇÃO/ Moradores e comerciantes devem separar o material e depositá-lo, em sacos plásticos, em frente à sua residência e comércio nos dias definidos.
Segundo a prefeitura, não é necessário identificar o lixo, uma vez que a coleta domiciliar é feita em horários e dias diferentes da coleta seletiva.
São recicláveis materiais como papéis de escritório, papelão, caixas em geral, jornais, revistas, livros, listas telefônicas, cadernos, papel cartão, cartolinas, embalagem longa vida, sacos, embalagens de produtos de limpeza, garrafas PET’s, panos, tubos, plástico em geral, vidro, latas de alumínio, embalagens metálicas de congelados e latas de produtos alimentícios.
Não são recicláveis os restos de alimentos, fraldas descartáveis, papel higiênico, guardanapos, esponjas, fotografias, papéis sujos, papel carbono, etiquetas, fita adesiva, fita crepe, clipes e grampos.