Regiões do Marlene Miranda, Belém e Barreiro estão entre as com menor adesão ao programa
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
A coleta seletiva recolheu em dezembro 255,6 toneladas de material reciclável.
No acumulado do ano passado, entre junho e dezembro, o montante chegou a 1.490,44 toneladas.
A coleta é feita com dois caminhões baús e dois caminhões compactadores.
Os bairros foram divididos em 18 setores, atendidos de acordo com o calendário. O dia e período da coleta estão disponíveis no site www.taubate.sp.gov.br/coletaseletiva e podem ser consultados também no SAC 0800.541.1202, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
POSITIVO/ O setor 5, composto pelos bairros Independência, Jardim das Nações, Esplanada Independência, Residencial Urupês e Acácio Nogueira, foi o que teve mais material depositado em frente às residências para coleta, com um total de 24,45 toneladas recolhidas somente em dezembro.
Em segundo lugar está o setor 4, formado pelos bairros Jardim Santa Clara, Vila São José, Jardim do Sol e Vila das Graças, com o registro de 23,18 toneladas. Em terceiro lugar está o setor 6, integrado pelo Residencial Independência, Jardim Primavera, Jardim de Alah, Vale dos Príncipes e Bel Recanto, com 21,63 toneladas coletadas.
NEGATIVO/ As localidades com menor adesão foram: setor 15 (Marlene Miranda, Chácara Cataguá, Jardim América e Jardim Colinas), com 6,41 toneladas; setor 11 (Alto São Pedro, Fonte Imaculada, Campos Elíseos, Residencial Paraíso, Belém, Monte Belo, Baronesa, Alto da Figueira e Imaculada Conceição), com 8,3 toneladas; e setor 16 (Hípica Pinheiro, Morada dos Nobres, Continental 1 e 2, Barreiro, Chácara Ingrid e Chácara Dallas), com 9,97 toneladas.
A orientação é para que moradores e comerciantes separem o material e deposite-os, em sacos plásticos, em frente às residências e comércios nos dias e períodos corretos em que o caminhão da coleta seletiva irá passar. O procedimento também é válido para os moradores de condomínios horizontais e verticais.
Não é necessário identificar o lixo e também não há limite de quantidade de material para ser recolhido. O lixo reciclável precisa ser necessariamente limpo e seco.