IPTU
Durante a análise de um projeto do prefeito Sérgio Victor (Novo), que pode levar a um aumento de até 1.382% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a Prefeitura decidiu isentar 50% do imposto para um dos principais clubes da cidade, o TCC (Taubaté Country Club), a partir de 2026.
Imposto
A Prefeitura justificou a medida com base em uma lei municipal que permite que “clubes esportivos possam abater até 50%” do IPTU e de taxas de serviços públicos “relacionadas a imóveis efetivamente utilizados em suas atividades, desde que desenvolvam, no mínimo, duas modalidades esportivas por meio de equipes, com supervisão do órgão municipal competente”.
Atividades
Segundo a Prefeitura, “foi estabelecido um acordo de cooperação técnica e administrativa nas modalidades de xadrez, karatê, atletismo, voleibol, basquetebol e paradesporto, promovendo uma melhor organização e busca pela excelência, além de ampliar o acesso a competições específicas, como as organizadas pela Confederação Brasileira de Clubes”.
Clube
Em comunicado em seu site oficial, o TCC celebrou “a obtenção de um significativo benefício fiscal”. Com base no valor pago em IPTU em 2025, o clube estima uma redução anual de R$ 69,9 mil no imposto.

Leave a Comment