Cinco anos e três meses após o prometido, viaduto duplicado é liberado para tráfego
3 de junho de 2020
Cinco anos e três meses após o prometido inicialmente, será liberado para tráfego nessa quarta-feira (3) o viaduto duplicado do Cidade Jardim.
A previsão é de que as duas novas pistas estejam livres para circulação de veículos a partir das 12h. Antes, às 10h, será realizada uma vistoria técnica no local.
Com a liberação das duas novas estruturas, o viaduto antigo será interditado. Ele deve ser demolido no mês que vem.
As obras do entorno ainda não foram concluídas. As etapas que faltam incluem a finalização das contenções abaixo das pistas, acabamentos das laterais exteriores, conclusão dos dispositivos de drenagem, entre outros.
A obra de ‘duplicação’ da Estrada do Barreiro também não foi concluída. A nova via, que funcionará como binário da Estrada do Barreiro, começou a ser construída em outubro do ano passado e deve ser entregue apenas em julho. Ou seja, por enquanto, embora o fluxo no viaduto tenha maior vazão, os veículos que seguem sentido Barreiro continuarão a trafegar em faixa única na sequência.
A Prefeitura de Taubaté informou que ainda “deve promover ajustes nos tempos semafóricos dos equipamentos” e instalar no local “um novo sistema inteligente”, para “adequar o tráfego de veículos”.
NOVELA.
A duplicação do viaduto do Cidade Jardim foi prometida pelo prefeito Ortiz Junior (PSDB) ainda na campanha de 2012. No primeiro mandato do tucano, no entanto, o projeto ficou marcado por intenso vaivém.
Em agosto de 2013, por exemplo, a prefeitura afirmou que pediria que a obra fosse custeada pela CCR NovaDutra. Em março de 2014, outra mudança: o governo Ortiz anunciou que a duplicação seria feita em parceria com o shopping Via Vale, como forma de o empreendimento indenizar o município por ter sido beneficiado com uma doação irregular de área. Nesse projeto, o novo viaduto ficaria pronto em março de 2015, a primeira data anunciada pela gestão tucana.
Depois, o governo Ortiz desistiu dessa ideia e voltou a anunciar que a obra seria realizada pela NovaDutra, algo que nunca foi confirmado pela concessionária. Em 2016, o tucano chegou a cogitar que o projeto fosse abortado em definitivo, mas na campanha à reeleição voltou a prometer a duplicação da estrutura.
ENFIM, A OBRA.
No segundo mandato, iniciado em 2017, Ortiz incluiu a obra no pacote do empréstimo do CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), que foi assinado em dezembro daquele ano.
A obra do viaduto começou em março de 2019, com previsão de conclusão esse mês, em junho de 2020. O serviço inclui melhorias nos acessos dos quilômetros 111 e 113 da Via Dutra, que ainda não foram finalizadas. O pacote tem um custo de R$ 14,33 milhões.
O viaduto antigo, que será demolido, tem apenas oito metros de largura e é considerado um dos principais gargalos do trânsito taubateano, já que opera nos dois sentidos. Agora, cada um dos dois novos viadutos tem 12 metros de largura, com nove metros de faixas de rolamento e três metros de passeio e ciclovias.