Cidades da RMVale têm até 23% de área propensa a deslizamento
29 de novembro de 2018
Entidade divulgou mapas com informações sobre áreas mais propensas a deslizamentos e inundações no Estado de São Paulo; RMVale é uma das áreas mais propícias para desastres naturais causados pela chuva
Thais Perez / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
O CPRM (Serviço Geológico do Brasil) irá entregar ao Governo do Estado de São Paulo nesta sexta-feira um mapeamento de áreas com propensão a deslizamentos de terra e inundações em municípios da RMVale.
Segundo a pesquisa, Campos de Jordão é uma das cidades com mais áreas com risco de deslizamento, com 23,2% das áreas urbanizadas em lugares com risco médio de deslizamento de terra.
Taubaté também apresenta risco elevado, com 20,28% das áreas construídas com risco médio. Monteiro Lobato também aparece no ‘ranking’ com 19,19% de risco médico de deslizamento em áreas urbanas da cidade.
PESQUISA/ A pesquisa será entregue às prefeituras indicando áreas classificadas em alta, média e baixa propensão à ocorrência de fenômenos naturais.
A pesquisa analisa elementos do solo, o relevo, a declividade. De acordo com o coordenador da pesquisa, Tiago Antonelli, cidades da RMVale são propícias a esse tipo de fenômeno natural.
“Por conta dos cursos de água do Rio Paraíba e pela pouca cobertura de floresta dos cerros que rodeiam a região”, afirmou o pesquisador.
De acordo com ele, a pesquisa tem como principal objetivo orientar o poder público para evitar construções próximas à encostas e nortear o crescimento urbano para áreas mais seguras das cidades.