Cerca de 400 mil novas empresas foram estabelecidas em São Paulo em 2025.

O estado de São Paulo registrou, de janeiro a novembro de 2025, a abertura de 378.566 novas empresas, um aumento de 11,3% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram criadas 340.188 empresas. Esse número já ultrapassou o total de 2024, solidificando 2025 como um ano de progresso na modernização do ambiente de negócios.

Esses resultados refletem várias medidas adotadas pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que se concentram na desburocratização, digitalização de serviços e ampliação do registro automático de empresas.

De acordo com Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico, os resultados evidenciam uma estratégia integrada para fomentar o empreendedorismo. “Esse crescimento está relacionado à melhoria do ambiente de negócios e à desburocratização promovida por ações como o Facilita SP, além do suporte ao empreendedor por meio de políticas de incentivo, crédito e capacitação. Trabalhamos em três pilares: simplificação dos processos de abertura, financiamento e capacitação,” destaca.

Registro Empresarial

Durante 2025, a Jucesp acelerou a digitalização dos processos de registro mercantil e melhorou a integração entre sistemas, resultando em prazos menores e maior previsibilidade para os empreendedores.

Segundo Márcio Massao Shimomoto, presidente da Jucesp, os resultados ilustram o impacto dessas iniciativas: “A digitalização, a colaboração entre órgãos e a ampliação do registro automático tornam o processo de abertura de empresas mais simples, rápido e seguro para os empreendedores paulistas,” afirma.

Facilita SP

Um dos principais marcos de 2025 foi a implementação do programa Facilita SP, que classifica atividades econômicas de acordo com seu grau de risco. Atividades de baixo risco não necessitam de licenças e alvarás, proporcionando mais transparência e previsibilidade para os empreendedores ao iniciar um negócio.

O programa teve adesão total dos 645 municípios paulistas, sendo que 610 adotam a classificação de risco estabelecida pelo Comitê Facilita SP. Isso facilita o início das atividades empresariais e oferece maior segurança jurídica. Os restantes municípios têm suas próprias classificações de risco.

No aspecto operacional, o Portal Facilita SP, lançado em dezembro de 2024, unificou a consulta de risco e o registro de empresas de baixa complexidade. Em 2025, foram criados 150.444 usuários e abertos 107.184 processos de viabilidade no portal.

Guilherme Monteiro, contador especializado em legalização empresarial, destacou a mudança significativa que o portal trouxe: “Hoje, consigo gerenciar todo o processo de forma mais direta e com menos tempo de espera. Antes, abrir uma empresa era um processo fragmentado. Com o Facilita SP, tudo ocorre em um fluxo único e digital, permitindo que as atividades comecem quase de imediato,” relata.

Com a viabilidade locacional automatizada, 430 municípios passaram a oferecer respostas em média de menos de três minutos, impactando diretamente cerca de 70% das operações de registro de empresas no estado.

Essa eficiência se reflete também nos prazos: enquanto o tempo médio geral de abertura de empresas no estado é de 1 dia e 10 horas, os processos realizados pelo Portal Facilita SP foram concluídos em média em 2 horas e 12 minutos, considerando os registros automáticos elegíveis.

Coragem para Fazer o Impossível: São Paulo na Direção Certa

Nos últimos três anos, o Governo de São Paulo assumiu uma postura corajosa para enfrentar desafios históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos inovadores que beneficiarão a população. Resultados considerados impossíveis foram concretizados, como a conclusão da primeira etapa do Rodoanel Norte, a operação da Linha 17-Ouro do metrô programada para março, o início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, a erradicação da Cracolândia, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e 3 milhões no esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, a entrega de 76 mil casas próprias e 110 mil em construção, 3,5 milhões de cirurgias eletivas realizadas, R$ 8 bilhões investidos em 800 Santas Casas e instituições de saúde com a Tabela SUS Paulista, 46 mil novas vagas em universidades com o Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais com o Prontos Pro Mundo. O estado também alcançou a menor taxa de homicídios da história, além de quedas significativas em latrocínios e roubos. Com coragem para fazer o impossível, São Paulo continua avançando na direção certa!

Saiba mais em: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br