Lar Santa Verônica, que atuava na unidade, comunicou a prefeitura que não pretende renovar o contrato
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
A Prefeitura de Taubaté abriu um chamamento público para definir a nova entidade social que ficará responsável por gerenciar o Centro Dia do Idoso.
A medida foi tomada porque a atual gestora, o Lar Santa Verônica, comunicou o município que não tinha interesse em renovar o contrato, encerrado no dia 31 de dezembro.
As entidades interessadas em assumir a unidade devem apresentar proposta no dia 29 de janeiro.
Enquanto a nova entidade não é definida, o Lar Santa Verônica segue na gestão do Centro Dia do Idoso.
OBJETIVO/ Inaugurado em 2016, o Centro Dia do Idoso funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Doutor Benedito Cursino dos Santos, s/n – na esquina com a Avenida do Povo.
Uma van passa nas residências para buscar os assistidos, que começam o dia com um café da manhã, aferem a pressão e iniciam as atividades com os oficineiros e com a educadora física.
Após o almoço, há uma hora livre para descanso e depois as atividades são retomadas.
A equipe de atendimento do Centro Dia conta com quatro cuidadores, uma técnica de enfermagem, um nutricionista, uma cozinheira, um auxiliar de cozinha, dois ajudantes-gerais, um agente administrativo, um assistente social, uma psicóloga, uma educadora física, duas oficineiras e uma coordenadora de serviço.
São realizadas oficinas de culinária, artesanato, estimulação cognitiva, acompanhamento nutricional, atividade física, atividades sócio-culturais, entre outras.
EXPANSÃO/ A unidade tem capacidade para atender 40 idosos, mas hoje recebe 33. Outros sete estão em processo de avaliação para ingresso no serviço.
Já a fila de espera soma 106 idosos, conforme os dados do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Na eleição de 2016, o prefeito Ortiz Junior (PSDB) prometeu construir mais uma unidade nesse segundo mandato. Segundo a gestão tucana, isso deve ocorrer entre 2019 e 2020.