Carretas e telefonemas tornam o acesso à mamografia gratuita mais fácil em SP.

No mês do Outubro Rosa, dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, o Governo de São Paulo destaca a mamografia como o exame mais eficaz para a detecção precoce da doença. A rede estadual de saúde implementa diversas iniciativas para assegurar o acesso gratuito ao exame.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: quatro formas de agendar sua mamografia gratuitamente em SP

Entre janeiro de 2023 e julho de 2025, a Secretaria de Saúde estima que mais de 3,4 milhões de mamografias sejam realizadas em todo o estado. Com isso, o Governo de São Paulo facilita a prevenção e o tratamento para as mulheres.

A rede pública conta com 79 unidades da Rede Hebe Camargo, especializadas em diagnóstico e tratamento de câncer, além do Hospital da Mulher, um centro de referência em saúde feminina na América Latina.

LEIA TAMBÉM: Outubro Rosa: Campanha ‘Prevenir é sua melhor chance’ do Fundo Social de SP

A primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social, Cristiane Freitas, enfatiza a relevância do Outubro Rosa: “A melhor chance é a prevenção, que começa com hábitos saudáveis. O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Cuide de sua saúde, faça autoexames, realizar exames preventivos e fique atenta a qualquer sinal do seu corpo. Isso é fundamental”, ressalta.

Carretas da Mamografia

No estado de São Paulo, carretas da mamografia visitam diversos municípios para oferecer o exame do câncer de mama. Até setembro deste ano, as carretas do programa Mulheres de Peito receberam mais de R$ 13 milhões em investimentos e realizaram mais de 45 mil exames, assegurando que o diagnóstico chegue a todas as regiões.

As carretas disponibilizam atendimento gratuito e sem agendamento prévio para mulheres de 50 a 69 anos, que precisam apenas apresentar um documento com foto e o cartão do SUS para realizar o exame.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com distribuição de senhas diárias. Caso o exame apresente alterações, a paciente é encaminhada para uma unidade de referência do SUS para continuidade do cuidado.

Durante o mês de outubro, as carretas estão em cidades como Bragança Paulista, Hortolândia, Angatuba, São Pedro, Pedro de Toledo, Salto, Várzea Paulista, Iporanga e os bairros Sé e Brás, na capital. A localização e o cronograma completo podem ser verificados no site ou no aplicativo do Poupatempo, na seção “Consultar itinerário das Carretas da Mamografia”.

Agendamento de Mamografia por Telefone

Outra forma de agendar o exame é através do telefone 0800 779 0000, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O agendamento é realizado pelo sistema estadual de regulação (Cross), assegurando que a paciente seja encaminhada à unidade mais próxima.

Serviço

  • Agendamento por telefone: 0800 779 0000 (segunda a sexta, das 8h às 17h)
  • Carretas da Mamografia: atendimento gratuito e sem agendamento; consulte o itinerário em poupatempo.sp.gov.br
  • Público prioritário: mulheres entre 50 e 69 anos (não é necessário pedido médico)