O Governo de São Paulo anunciou neste sábado (4), na região de Marília, a conclusão do oitavo ciclo do programa de capacitação Caminho da Capacitação, resultando na formatura de 571 alunos. Com essa nova turma, o programa, que é parte das iniciativas do Fundo Social de São Paulo, já capacitou 5.090 pessoas desde o seu lançamento em maio deste ano. Até agora, 94 municípios do estado receberam as unidades móveis, abrangendo cinco regiões administrativas.
“Cada nova formatura revela a grande importância dessas capacitações. Encontramos pessoas aposentadas que se inscreveram, outras que desejam empreender e que possuem talentos inexplorados. Nosso objetivo é acompanhar essas pessoas, proporcionando acesso a cursos que antes não tinham. Além disso, adaptamos os cursos às demandas do mercado”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Alunos celebram a formatura do Caminho da Capacitação. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo de São Paulo
Nesta fase, as carretas itinerantes atenderam 12 municípios da região, criando mais oportunidades de geração de renda e inserção no mercado de trabalho.
Para Cristiane Freitas, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de São Paulo, investir em capacitação é fundamental para transformar vidas: “A prosperidade não acontece por acaso. Ela requer oportunidades, trabalho e atenção às necessidades dos mais vulneráveis. Isso se concretiza quando criamos oportunidades e acreditamos no potencial das pessoas”, ressaltou durante a cerimônia.
Municípios atendidos e áreas de formação
Os municípios beneficiados nesta etapa foram: Arco-Íris, Assis, Bastos, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Oscar Bressane, Parapuã, Quatá, Quintana, Rinópolis e Tupã. Os cursos oferecidos foram em áreas com alta demanda no mercado, incluindo gastronomia, panificação, açougue, tecnologia, cuidados pessoais, confeitaria e soldagem.
As formaturas aconteceram em dois locais: Oscar Bressane, com 153 alunos formados, e Tupã, com 407, reunindo participantes de todos os municípios envolvidos.
Sobre o programa
O Caminho da Capacitação é uma iniciativa do Fundo Social de São Paulo, parte do programa Superação SP, que tem como objetivo tirar mais de 100 mil famílias da pobreza até 2026.
Com uma frota de mais de 30 carretas, o programa oferece qualificação profissional, incentiva o empreendedorismo e gera renda, promovendo o desenvolvimento social e econômico das comunidades. Todos os cursos são ministrados por especialistas do Centro Paula Souza, garantindo certificação oficial.
Próximos ciclos
Essa foi a segunda vez que o programa passou pela região de Marília. No ciclo anterior, 552 pessoas se formaram em 12 municípios da área, além de um na região de Bauru.
O próximo ciclo de cursos já está com inscrições abertas e, pela primeira vez, ocorrerá na região de Presidente Prudente. As aulas começam na próxima segunda-feira, 6 de outubro. A participação é gratuita, e as inscrições podem ser feitas através do formulário disponível em www.cursofussp.sp.gov.br.
Para mais informações sobre os cursos, cronogramas e municípios atendidos, acesse www.caminhodacapacitacao.sp.gov.br.
Fabi Vasconcelos
redatora especializada em criação de conteúdo para web, com foco em SEO, tendências digitais e comportamento do consumidor. Apaixonada por palavras e boas histórias
Leave a Comment