Após vaivém, prefeitura cogita assumir duplicação de viaduto
29 de novembro de 2015
Desde 2013 a administração tentava empurrar a construção para a NovaDutra; agora, deve tocar com recursos próprios obra em um dos principais gargalos do trânsito taubateano
Julio Codazzi/ Taubaté
julio.codazzi@gazetadetaubate.com.br
Foto: Arquivo/Marcelo Caltabiano
Após ver fracassar a tentativa de “terceirizar” a responsabilidade pela obra de duplicação do viaduto do Cidade Jardim, que é um dos principais gargalos do trânsito de Taubaté, o governo Ortiz Junior (PSDB) voltou a admitir que poderá realizar o serviço com recursos próprios.
A informação foi divulgada pela prefeitura depois que o segundo prazo anunciado por Ortiz para o início das obras foi vencido.
Se confirmada, a assunção do serviço pela prefeitura colocará fim a uma novela que já se arrasta desde agosto de 2013, e que tem atrasado a solução do problema de trânsito.
O vaivém teve início quando a prefeitura anunciou que pediria que a CCR NovaDutra realizasse a obra, como contrapartida pela construção de marginais no trecho de Taubaté.
Sete meses depois, a primeira mudança: o governo tucano alterou os planos e disse que a duplicação seria feita no terceiro pacote viário da administração, em parceria com o shopping Via Vale, como forma do empreendimento indenizar o município por ter sido beneficiado com uma doação ilegal de área.
Dessa forma, a obra ficaria pronta em março de 2015, mas a prefeitura mudou de planos de novo e voltou a “transferir” a duplicação à NovaDutra.
FRACASSO/ Nesse intervalo, Ortiz chegou a cravar duas datas para o início da obra das marginais e da duplicação: no segundo semestre de 2014 e, depois, no fim de 2015.
Segundo o tucano, as marginais eram exigência da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) para prorrogar o contrato de concessão da rodovia, que termina em 2021.
Pelo visto, faltou combinar com ANTT e NovaDutra.
Segundo a concessionária, o projeto das marginais — assim como outros da região — ainda está sendo analisado pela agência, sem previsão para sair do papel.
AGORA VAI?/ Questionada pela Gazeta de Taubaté sobre o segundo prazo previsto pelo prefeito para início das obras, a prefeitura reconheceu que não há previsão de quando isso ocorrerá.
Por conta disso, o município pediu que a concessionária doe o projeto executivo da duplicação do viaduto para “avaliar a possibilidade da obra ser executada pela administração municipal”.
Saiba mais
VIADUTO
Situado na altura do km 113 da Via Dutra, o viaduto do Cidade Jardim é a principal ligação do bairro Independência à região do Barreiro
GARGALO
O viaduto opera nos dois sentidos, cada um com faixa única. Com isso, acarreta congestionamentos durante todo o dia, com reflexos em ao menos quatro vias: Estrada do Barreiro e avenidas Assis Chateaubriand, Bandeirantes e Dom Pedro I