Após críticas, Secretaria de Inovação retoma projetos de doação de área
4 de julho de 2017
Desempenho da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação tem sido alvo de críticas pela falta de resultados; governo tucano enviou à Câmara primeiro projeto de doação de área desse ano, e negocia com outras 19 empresas
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Após críticas ao desempenho da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação, o governo Ortiz Junior (PSDB) retomou a política de atrair empresas para a cidade com doações de área e incentivos fiscais.
O tucano enviou à Câmara projeto em que pede a autorização para doar uma área de quase 10 mil metros quadrados para a empresa Bontaz Centre do Brasil Indústria e Comércio de Autopeças, que tem sede em Pindamonhangaba.
O terreno fica no Distrito Industrial do Una 1. A previsão é que a empresa gere 30 empregos diretos.
Para construir a nova sede, a Bontaz investiria R$ 3,5 milhões. O faturamento anual previsto é de R$ 4,5 milhões.
CRISE/ No primeiro mandato de Ortiz, a atuação da pasta – especialmente do secretário, Geraldo de Oliveira Neto – foi bastante criticada.
A avaliação foi de que o governo tucano não obteve êxito em diversificar a economia da cidade.
Por ser voltada principalmente ao setor automotivo, Taubaté acabou sofrendo forte impacto da crise econômica nacional.
Apenas entre 2013 e 2016, no primeiro mandato do prefeito, a cidade encerrou 12.028 postos de trabalho.
ESTAGNAÇÃO/ No primeiro semestre de 2016, já em ritmo pré-eleitoral, a gestão Ortiz participou do lançamento de pedras fundamentais de 17 empresas beneficiadas com doações de área. A previsão era de geração de 2.500 empregos, mas até agora pouco disso se concretizou.
Segundo o governo tucano, além do projeto da Bontaz, que foi enviado à Câmara em junho, outros 18 pedidos de doação de área estão em análise.
Em nota, a administração do PSDB alegou que “a crise econômica tem afetado praticamente todos os segmentos empresariais, o quê se reflete também em novos investimentos a serem empreendidos em áreas doadas”, mas apontou que a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação tem “envidado esforços para apresentar nosso município como o melhor investimento, especialmente pela estrutura industrial e logística existente”.