Após críticas de falta de segurança, GCM recebe coletes à prova de bala
21 de dezembro de 2017
Compra de 113 coletes balísticos custou R$ 100 mil para o município
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
Após anos de críticas de falta de segurança, a GCM (Guarda Civil Municipal) de Taubaté irá receber 113 coletes balísticos.
A compra, efetuada pela Secretaria de Segurança Pública, custou R$ 100 mil.
Segundo a pasta, a aquisição “visa a proteção do efetivo, que passa a assumir outras atribuições além de zelar pelo patrimônio da administração municipal”.
Entre as atividades previstas no PPM (Programa de Patrulhamento Municipal) estão abordagens a moradores em condição de rua, monitoramento para coibir o comércio irregular em semáforos, promover encaminhamentos sociais, atuação em praças públicas e vigilância em acessos públicos, como escolas.
INSEGURANÇA/ A falta de estrutura na GCM é reclamação recorrente dos agentes nos últimos anos.
Em maio de 2016, após um guarda ser espancado durante o expediente, a categoria chegou a fazer um protesto para cobrar melhores condições de trabalho.
Na época, o grupo pedia a aquisição de equipamentos como coletes, tonfas e spray de pimenta. Até agora, só os coletes foram comprados.
Cinco guardas identificados como líderes do protesto foram punidos pelo governo Ortiz Junior (PSDB): dois foram demitidos, um foi suspenso e outros dois receberam advertência.