Ampliação de academias de ginástica para terceira idade é abortada
17 de maio de 2018
Governo Ortiz Junior previa instalar 60 novos conjuntos de aparelhos na cidade nos últimos 12 meses, ampliando número de academias em 75%, mas nenhuma foi implantada
Redação / Gazeta de Taubaté
redacao@gazetadetaubate.com.br
A previsão do governo Ortiz Junior (PSDB) de implantar mais 60 academias de ginástica para a terceira idade em Taubaté nos últimos 12 meses não se concretizou.
Nenhum dos conjuntos prometidos pela gestão tucana foi instalado na cidade desde maio do ano passado, quando foi firmado contrato com a empresa Ask Ltda. para esse fim.
Segundo o contrato, a empresa receberia até R$ 217 mil pelo serviço, que seria executado em 12 meses.
O contrato será encerrado no próximo dia 31. No entanto, a prefeitura não reservou verba para a implantação das academias nem em 2017 e nem em 2018.
Em 2017 o município chegou a pedir que a Ask instalasse dois conjuntos, mas para atender emendas impositivas de vereadores. A empresa não cumpriu a entrega e acabou multada.
ACADEMIA/ Cada academia seria composta por nove diferentes aparelhos: simulador de cavalgada duplo, pressão de pernas duplo, multi-exercitador, remada sentada, esqui duplo, surf duplo, simulador de caminhada, diagonal dupla e vertical. Além disso, contaria com uma placa orientativa.
O custo de cada um desses conjuntos seria de R$ 3.625. Mesmo assim, segundo a prefeitura, não há verba disponível.
Quando o projeto foi anunciado, no ano passado, o município alegou que era necessário porque “a população faz constantes solicitações para atendimento nos mais diversos bairros”.
PROMESSA/ Na eleição de 2016, Ortiz prometeu ampliar em 30% as academias ao ar livre na cidade.
Como Taubaté tem 80 conjuntos, a aquisição de mais 60 representaria um acréscimo de 75%.
Por isso, o Promessômetro mantido pelo jornal chegou a registrar esse compromisso como cumprido. Agora, a avaliação será revista.