Na última terça-feira (11), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou um projeto de lei complementar (PLC) que desativa a Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” (FURP), transferindo suas funções para o Instituto Butantan, vinculado à Secretaria de Saúde de São Paulo. Essa integração visa aumentar o portfólio de medicamentos estratégicos de 30 para 100 produtos.
O governador Tarcísio de Freitas destacou que “a fusão fortalecerá a capacidade de inovação e produção de medicamentos, ampliando e diversificando o portfólio dedicado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e à rede estadual”.
Com a incorporação, espera-se que o número de medicamentos aumente nos próximos anos, abrangendo produtos que exigem tecnologia mais avançada e que são críticos para o SUS. A FURP, que anteriormente produzia cerca de 80 tipos de medicamentos, atualmente oferece apenas 30. Nos próximos cinco anos, 35 novos produtos estão previstos para serem implementados gradualmente, incluindo quatro Projetos de Desenvolvimento Produtivo (PDP) já aprovados pelo Ministério da Saúde para doenças raras e oncologias, assim como parcerias com empresas privadas para transferência de tecnologia.
Outros produtos estão planejados para o médio e longo prazo, agrupados em categorias estratégicas como oncologia, antirretrovirais, doenças raras, e sistemas nervosos, além de tecnologias injetáveis, com alguns ainda sob proteção de patentes que expirarão em breve.
A FURP, que era reconhecida como a farmacêutica pública do estado, atendia cerca de 600 municípios antes da redução para cerca de 30 cidades como clientes regulares. A nova estrutura permitirá que o laboratório amplie sua cobertura, voltando a atender cada vez mais cidades de São Paulo e do Brasil.
A medida também impulsionará a pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos pela FURP, promovendo inovações nacionais.
A fase final de planejamento da transição já está em andamento, sendo analisada pela Secretaria de Saúde e pelas duas instituições. Com essa mudança, o Instituto Butantan reforça seu papel na produção de vacinas, soros e medicamentos para a população atendida pelo SUS, consolidando-se como um polo inovador no setor farmacêutico.
“Este é um grande avanço para o Instituto Butantan, que está cada vez mais centralizado na promoção da saúde em São Paulo e no Brasil, através da produção de vacinas e medicamentos. Vamos unir a experiência da FURP e sua infraestrutura produtiva com o vasto conhecimento do Instituto em pesquisa e inovação. Este projeto foi cuidadosamente planejado ao longo dos últimos dois anos”, afirmou Esper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
O texto final aprovado será enviado para a sanção do governador Tarcísio de Freitas. Após a integração, o laboratório passará a se chamar Butantan Farma.

Leave a Comment