A origem dos legumes e verduras: Uma pesquisadora da USP esclarece em um livro infantil.

Com uma abordagem leve e divertida, Legumes e Verduras – Onde Eles Nascem?, da nutricionista Sonia Tucunduva Philippi, professora e pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, convida as crianças a explorar os segredos das cores, formas e sabores dos alimentos que adornam nossas mesas. O livro foi lançado na sexta-feira (5), na região oeste de São Paulo.

Acompanhados de Isadora, Valentim e a vovó, os leitores vão descobrir, por meio de histórias e jogos, onde surgem alimentos como tomates, cenouras, brócolis e abóboras – uns nascem debaixo da terra, enquanto outros brotam na superfície. Além disso, encontrarão curiosidades sobre diferentes verduras, temperos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs), que incluem folhas, flores, frutas, raízes e sementes ricas em nutrientes.

“Após escrever dezenas de livros acadêmicos e artigos científicos, decidi me dedicar ao público infantil, especialmente pela falta de literatura na área de nutrição voltada para crianças e pelo potencial da infância como uma fase crucial para a educação nutricional”, explica Sonia.

Formação de Hábitos Alimentares

A autora destaca que em seu último livro, Pirâmide dos Alimentos Infantil, o grupo das Frutas, Legumes e Verduras (FLV) teve um papel central, enfatizando sua importância para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Sonia também trouxe informações sobre Pancs, além de ervas e especiarias como gengibre, cúrcuma, alho e cebola, essenciais na alimentação infantil.

“Incentivar o consumo de FLV é uma maneira de promover uma alimentação saudável e diversificada na infância, respeitando a diversidade cultural e reforçando os padrões alimentares brasileiros”, diz Sonia. “Acredito que a educação e os hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para enfrentar problemas como obesidade e doenças cardiovasculares na sociedade atual”, completa.

O novo livro segue a linha de Frutas – Onde Elas Nascem? e inclui receitas simples e criativas, provando que comer bem pode ser saboroso e divertido. É uma obra que combina carinho, aprendizado e saúde no cotidiano familiar, segundo a autora, que escreveu diversos livros sobre alimentação e nutrição.

A autora Sonia Tucunduva Philippi – Foto: Arquivo pessoal

“Ao apresentar o mundo dos legumes e verduras de maneira lúdica e educativa, buscamos conectar as crianças à ciência da Nutrição de uma forma divertida e responsável, através de uma jornada rica em cores, aromas e sabores. Entre histórias, curiosidades e brincadeiras (como o jogo Frutaventura), além de receitas fáceis e nutritivas para fazer em casa e na escola com a família e amigos, mostrar que comer bem é uma aventura”, conclui.

Sobre a Autora

Sonia Tucunduva Philippi é escritora, docente e pesquisadora na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, onde é professora associada e possui mestrado e doutorado. Sua carreira é marcada por contribuições significativas no campo da nutrição, tendo presidido a Associação Paulista de Nutrição e atuado como vice-presidente do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (CRN-3). Ela também foi membro da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (Sban).

Por seu trabalho, recebeu diversos prêmios, incluindo o 100 Mais Influentes da Saúde, o Prêmio Saúde da Editora Abril, e foi homenageada como Grande Nome da Pediatria e Nutrição Infantil Pediátrica. Sonia orientou inúmeras pesquisas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e coordena a coleção Guias de Nutrição e Alimentação da Editora Manole, que inclui mais de dez livros, além de ter desenvolvido o software Virtual Nutri Plus Web.