O Provão Paulista Seriado, uma iniciativa do Governo de São Paulo, solidifica-se como uma das principais vias de acesso ao ensino superior público no Brasil. Em 2025, este programa alcançou sua terceira edição, oferecendo mais de 46 mil vagas em universidades e faculdades públicas de destaque na América Latina.
Além da USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), o Provão Paulista também disponibiliza vagas nas Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo) e na Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Desde seu lançamento, a Secretaria da Educação investiu R$ 11,7 milhões em bolsas permanência para alunos aprovados na USP, Unesp e Unicamp.
Provão Paulista: uma porta para o futuro
O Provão Paulista é um sistema de avaliação contínua realizado durante os três anos do Ensino Médio, com notas acumuladas que definem a classificação final dos alunos da rede pública para o ingresso no ensino superior.
“Nunca pensei que pudesse estar na USP. Não me inscrevi na Fuvest, achava que era um sonho distante, e o Provão Paulista mudou isso,” diz David Samuel Obiekwe, de 18 anos, estudante de medicina na USP desde o início de 2025.
Residente do bairro São João Clímaco, na zona sul de São Paulo, David cursou o Ensino Médio na Escola Estadual Dona Idalina Macedo Costa Sodré, em São Caetano do Sul. Filho de comerciantes da região da 25 de Março, ele acreditava que a USP estava além de seu alcance. “Não prestei a Fuvest, mas pelo Provão Paulista coloquei medicina na USP São Paulo como prioridade. Era um sonho, mas eu não acreditava que era possível,” relembra.
Ele vive com os pais, Sandra e Virginus, e suas irmãs: Caroline, que estuda enfermagem, e Débora, que está no Ensino Médio, além de um irmão mais velho formado em direito.
No próximo ano, os resultados e a primeira chamada para matrículas dos aprovados devem ser divulgados no dia 19 de janeiro.
Vagas previstas para 2026
Para 2026, estão previstas 15.717 vagas distribuídas da seguinte forma:
- 1.500 para a USP;
- 934 para a Unesp;
- 327 para a Unicamp;
- 10.000 para as Fatecs; e
- 2.956 para a Univesp.
Coragem para fazer o impossível: São Paulo na direção certa
Nos últimos três anos, o Governo de São Paulo tem enfrentado desafios históricos com coragem, retomando obras inacabadas e implementando projetos inovadores que beneficiarão a população. Os resultados antes considerados inatingíveis foram concretizados: a primeira fase do Rodoanel Norte, a inauguração da Linha 17-Ouro do metrô prevista para março, o início do projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá, o fechamento da Cracolândia no centro da capital, a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e 3 milhões de esgoto tratado após a desestatização da Sabesp, a entrega de 76 mil casas e a construção de mais 110 mil, além de um recorde de 3,5 milhões de cirurgias eletivas na saúde, e R$ 8 bilhões investidos em 800 Santas Casas e instituições de saúde pelo programa Tabela SUS Paulista. Junto com as 46 mil vagas do Provão Paulista e 2 mil intercâmbios internacionais do programa Prontos Pro Mundo, São Paulo tem a menor taxa de homicídios da história e registros recordes de queda em latrocínios e roubos em 2025. Com coragem para enfrentar o impossível, São Paulo avança na direção certa!
Saiba mais em: coragemprafazeroimpossivel.sp.gov.br
ÁUDIO
Secretário Estadual da Educação, Renato Feder

Leave a Comment