Trecho da Linha 11 do Coral da CPTM será fechado a partir de segunda-feira (29) para obras do Metrô.

Sure! Here’s a rewritten version of the content:

A partir desta segunda-feira, 29 de dezembro, os trens da Linha 11-Coral da CPTM ficarão parados entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé. Essa interdição parcial vai até 7 de janeiro de 2026, permitindo a passagem da tuneladora Tatuzão, que está realizando obras de expansão da Linha 2-Verde do Metrô.

Os passageiros podem utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô como alternativa, com integrações gratuitas disponíveis nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé durante todo o horário operacional. Esta linha começará a funcionar às 4h, alinhando-se ao horário da Linha 11.

Interdições e Alternativas

Entre 29 de dezembro e 7 de janeiro, a operação da Linha 11-Coral será dividida. Os trens circularão normalmente entre Estudantes e Corinthians-Itaquera, assim como entre Tatuapé e Palmeiras-Barra Funda. No entanto, o trecho entre Corinthians-Itaquera e Tatuapé estará desativado. Os passageiros devem utilizar a Linha 3-Vermelha do Metrô, com integração gratuita, podendo voltar à Linha 11-Coral em qualquer uma das estações.

Durante a interdição, as integrações com a Linha 3-Vermelha estarão disponíveis a partir das 4h. Durante o período de 4h a 4h40, a Linha 3 funcionará somente entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé; depois desse horário, operará em toda a sua extensão. A estação Brás também servirá como uma opção de integração gratuita entre as duas linhas. Para aqueles que utilizam o trecho leste da Linha 11-Coral, a Linha 12-Safira é outra alternativa, com conexões nas estações Calmon Viana, Tatuapé e Brás.

Reforço do Paese

Nos dias 29, 30 e 31 de dezembro, assim como de 5 a 7 de janeiro, haverá um reforço no atendimento aos passageiros com o serviço Paese, que disponibilizará ônibus gratuitos nos horários de pico entre Tatuapé e Corinthians-Itaquera pela Radial Leste.

Motivo da Interdição

A interdição é necessária para permitir a passagem da tuneladora Shield, conhecida como Tatuzão, que realizará a escavação dos túneis da ampliação da Linha 2-Verde.

A escavação começará em uma área com solo arenoso próximo à via da Linha 11-Coral, na região da futura estação Penha, exigindo medidas de segurança adicionais. Nesse período, o trecho ferroviário será desativado enquanto o solo é monitorado constantemente. Após passar pela Linha 11-Coral, a tuneladora seguirá em direção ao poço de ventilação Soares Neiva, antes de chegar à futura estação Aricanduva.

Ampliação da Linha 2-Verde

As obras integram a expansão da Linha 2-Verde, que nesta primeira fase conectará a Vila Prudente à Penha, abrangendo cerca de 8 quilômetros e criando oito novas estações, além de uma nova estação da Linha 11-Coral na Penha. A expectativa é atender mais de 300 mil passageiros diariamente, oferecendo mais opções de deslocamento e redistribuindo a demanda no sistema metroferroviário.

Comunicação com o Passageiro

Para orientar os passageiros, as mudanças e opções estarão disponíveis através dos canais oficiais do Metrô e da CPTM, incluindo mensagens sonoras e vídeos informativos nas estações e trens.

Feel free to let me know if you need any more adjustments!