Pela primeira vez, São Paulo alcança um marco histórico ao receber 2,8 milhões de turistas estrangeiros.

Em 2025, São Paulo atinge um marco significativo no turismo internacional, com uma estimativa de 2,8 milhões de turistas estrangeiros, o maior número já registrado. Esse resultado consagra São Paulo como o principal destino e a maior porta de entrada do Brasil para visitantes do exterior, destacando sua importância estratégica no panorama turístico nacional e global. As estimativas são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

LEIA TAMBÉM: Turismo de SP prevê uma histórica temporada de verão

Esse desempenho ressalta o potencial de crescimento do setor turístico paulista, que está avançando em um ritmo superior ao da economia do estado, em meio a um cenário de recuperação e expansão do turismo global. O fortalecimento da demanda por viagens, tanto em nível nacional quanto internacional, junto à robustez do mercado interno e à conectividade global do estado, são fatores que impulsionam esse movimento positivo.

Segundo o CIET, o total de turistas em São Paulo deve chegar a 51,5 milhões em 2025, superando em 500 mil a previsão inicial para o ano. Desse total, 48,7 milhões serão turistas nacionais, com um aumento de 4,3%, enquanto o turismo internacional crescerá 23,1%, destacando a crescente presença do estado nas rotas de viagem pelo mundo.

O aumento no fluxo turístico terá um impacto direto na economia paulista. A projeção é de que o PIB do turismo atinja R$ 341 bilhões em 2025, um crescimento de 3,75% em relação a 2024, elevando a participação do setor para 9,75% do PIB total do estado. Esse resultado ultrapassa as expectativas e reflete principalmente a melhoria no recebimento de turistas internacionais, a valorização do turismo regional e a solidez do mercado de trabalho no setor.

A posição de liderança de São Paulo como a principal porta de entrada do turismo internacional no Brasil é garantida por sua infraestrutura logística e aeroportuária. O estado conta com o maior hub aeroportuário do Hemisfério Sul e da América Latina, formado pelos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos, que respondem pela maioria das conexões internacionais do país. Em 2025, esse sistema deve processar 84 milhões de embarques e desembarques, enquanto o total de passageiros nos aeroportos paulistas, incluindo os 11 aeroportos regionais, deve atingir 86,2 milhões.

O crescimento do turismo também é evidente na criação de empregos e geração de renda. A expectativa é de um saldo líquido de 39 mil novos postos de trabalho formais diretos no setor, elevando o total de empregos formais no turismo para 972.371, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior.